Beleza

Microneedling: o método inovador para tratar cicatrizes, estrias e até falhas de cabelo

Este tratamento que perfura a pele pode ser um pouco invasivo, mas tem resultados que há muito tempo se procuravam.
o tratamento milagroso

Há um novo tratamento de cuidados de pele que promete ser verdadeiramente revolucionário. Chama-se microneedling — ou microagulhamento, em português — e promete melhorar o aspeto das rugas e estrias, reduzir manchas, marcas de acne ou outras cicatrizes, e até pode ajudar a estimular o crescimento de cabelo. 

A fórmula é relativamente simples: há um conjunto de pequenas agulhas paralelas dispostas num rolo ou outro tipo de dispositivo e que perfuram a pele, causando um trauma controlado que o nosso corpo necessita de curar. Este choque na pele provoca um aumento da produção de colagénio e de fatores de crescimento que melhoram o aspeto, firmeza e elasticidade das zonas em que estas agulhas passam. 

“Para quem tem cicatrizes de acne “ice picks” — aquelas que parecem polos dilatados — este é o tratamento ideal”, explica à NiT a dermatologista Judith Cavalcante, que diz que este procedimento é também indicado para cicatrizes cirúrgicas, “com resultados que podem ser superiores a outros tipos de tecnologias, como o laser”. 

Para quem tem cicatrizes de acne bastante profundas, este pode também ser um procedimento muito vantajoso. No entanto, “nesse caso chama-se microagulhamento cirúrgico, por ser feito de forma mais agressiva, uma vez que será feito com bloqueios anestésicos no rosto, para quebrar a fibrose abaixo da pele”, adianta a especialista.

Mas para quem não tem cicatrizes de acne, este tratamento deve ser realizado de forma mais suave e nesse caso, teria benefícios gerais para para praticamente todas as peles, provocando uma melhoria na textura, estimulando a produção de colagénio e ajudando no tratamento de manchas, pequenas cicatrizes e rugas finas”, explica a dermatologista.

Para quem procura um tratamento para estimular o crescimento de cabelo, este também pode ser um procedimento interessante. Segundo a dermatologista contactada pela NiT, “quando inserido no contexto drug delivery, o microagulhamento também serve para tratamento capilar porque as agulhas podem ser usadas para entregar um medicamento de forma mais profunda, onde os tratamento caseiros não conseguem alcançar”. 

Além de todos estes benefícios, o microneedling pode ainda ser benéfico no tratamento de estrias, principalmente quando associado à radiofrequência e ao “drug delivery”. No entanto, a dermatologista recomenda que sejam feitas mais do que uma sessão para que o resultado seja o esperado.

Este é um tratamento que promete melhorar o aspeto, firmeza e textura da pele, um resultado muito procurado e que promete responder aos pedidos de muitos pacientes dos dermatologistas. 

Se seguida carregue na galeria para descobrir algumas opções de dispositivos de beleza que estão disponíveis online e que pode incluir na sua rotina de pele diária, garantindo uma pele impecável e perfeita.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT