Beleza

Mito ou realidade: lavar o cabelo três vezes seguidas é mesmo eficaz?

Existem muitas pessoas que podem beneficiar deste hábito. No entanto, em alguns casos, resulta em consequências graves.
Alguns cabeleireiros já aplicam isto.

Este é dos grandes mistérios de beleza. Devemos lavar o cabelo todos os dias? “Estás a estragá-lo”, costuma ser a resposta mais popular. Na verdade, a ideia de que vai ficar careca é um enorme mito, até porque este hábito ajuda a evitar comichões por causa dos fungos e bactérias que se vão acumulando. O debate está ultrapassado, mas existem outras discussões em cima da mesa.

Nos últimos tempos, os especialistas de beleza têm falado cada vez mais na técnica da lavagem tripla — ou seja, passar os fios por champô três vezes durante um duche. Ensaboa, enxagua e repete. E, depois, novamente. Até pode parecer um exagero, no entanto vários profissionais garantem que a rotina é necessária para uma remoção completa dos resíduos do couro cabeludo.

Contudo, não é assim tão linear. “Ainda era pouco falada, mas já uso a técnica desde que abri o meu primeiro salão há sete anos”, explica à NiT Michele Encke, proprietária de um salão homónimo. “É aconselhado para algum tipo de clientes, mas não para todo o tipo de cabelos.”

Um dos resultados apontados é que a prática vai retirar a oleosidade do couro cabeludo. Em alguns casos, acaba por ser um benefício e é aconselhado antes de tratamentos mais profundos. Ou seja, se for daquelas pessoas que chegam o fim do dia com o cabelo agarrado à cabeça, como se não tivesse sido lavado há três semanas, por exemplo.

Em cabelos finos, mais suscetíveis à oleosidade e ao acumular de resíduos, também se pode beneficiar desta lavagem. Nestes casos, a técnica ajuda a prolongar a vida útil da limpeza, evitando lavagens tão frequentes. Afinal, não é algo que deve fazer diariamente ou até em dias alternados — mas quando o cabelo precisa de mais purificação.

Por outro lado, se tiver o cabelo seco, há várias consequências: “Pode aumentar a escamação do couro cabeludo. A pessoa pensa que vai ter o cabelo mais limpo, mas pode aumentar a queda do cabelo pro estar demasiado desprotegido. Se esfoliarmos o corpo todos os dias, a pele também fica extremamente seca”.

Os passos da técnica

A primeira lavagem retira apenas o excesso da oleosidade dos fios, explica a profissional. Numa segunda limpeza, vai-se retirar a oleosidade de forma mais profunda. No final, vai preparar a cabeleira para receber o tratamento seguinte — se estiver num salão — ou para o cabelo manter o estado saudável durante mais tempo.

Um dos passos mais importantes é massajar suavemente o couro cabeludo enquanto aplica o champô. Não deve esfregar para permitir a absorção dos nutrientes do produto utilizado. Além disso, o cabelo torna-se mais sensível quando está molhado.

Depois, é essencial enxaguar de forma mais profunda. Só assim é que o óleo, suor, sujidade e resíduos de produtos são removidos, além de deixar as fibras capilares mais saudáveis. Por isso é que, se for viciada em produtos como sprays o modeladores, a lavagem tripla também pode ser essencial para retirar os resíduos que acumulou no cabelo.

Quanto aos produtos mais indicados, Michele aconselha: “Utilize sempre champôs mais naturais, sem químicos, corantes ou parabenos”. Pode apostar em duas opções: um dos artigos deve oferecer uma limpeza mais profunda, enquanto que o outro deve ter uma componente mais hidratante.

Se está a pensar mudar de visual, há vários penteados em que pode apostar para os dias de calor. Carregue na galeria para conhecer o beach bob, um dos cortes que vai querer usar no verão e que até rejuvenesce o rosto.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT