Quando se fala em modeladores de cabelo, há um acessório que é uma espécie de Ferrari na indústria da beleza — e qualquer expert sabe muito bem do que estamos a falar. O Airwrap da Dyson custa uma pequena fortuna, foi lançado no mercado em 2018 e já se fartou de ganhar prémios atrás de prémios, conquistando as influencers mais famosas do mundo pelo caminho.
Assim que foi lançado, acumulou uma lista de espera com mais de 100 mil clientes desesperadas para lhe pôr as mãos em cima. O sucesso foi tão grande que, em 2019, foi considerado pela revista americana “Allure” como o melhor lançamento do ano na indústria da beleza — e agora parece que ninguém consegue parar de falar deste acessório revolucionário.
“Insider”, “Huffington Post”, Harper’s Bazaar”, “Wired” e “The Independent” são apenas algumas das publicações internacionais que dedicaram reviews extensivas ao Dyson Airwrap nas últimas semanas e os resultados são unânimes: à venda por 499€, este modelador é o mais caro em todo o mercado, mas vale cada cêntimo.
A aposta da Dyson na indústria da beleza virou o mercado de pernas para o ar. Até há bem pouco tempo, a empresa britânica era mais conhecida pelos seus aspiradores, mas tornou-se rapidamente na favorita de influencers e editoras de beleza com o modelador de cabelo.
O Airwrap é um único acessório que encaracola, ondula, alisa e seca o cabelo sem usar calor extremo, reduzindo assim os danos nos fios. Segundo os responsáveis, recorre a um fluxo de ar desenvolvido por uma equipa de 230 cientistas e engenheiros especialistas em motores para o fazer, usando aquilo que descrevem como o “efeito Coanda”, um fenómeno físico que acontece quando um fluxo de ar adere ao movimento e cria caracóis naturais.
Além da grande vantagem de não estragar os fios, a outra principal diferença destacada pela imprensa é o facto de a maioria dos aparelhos apenas poderem ser utilizados em cabelos secos, mas o Aiwrap também funciona em cabelos húmidos, cortando passos adicionais desnecessários (e ajudando a poupar tempo). Uma das características que tornam isto possível é um controlo inteligente de calor feito através de um termostato de vidro que mede a temperatura 40 vezes por segundo.
Quem compra o Airwrap da Dyson leva para casa uma caixa bonita com um kit completo que inclui vários acessórios, cada um deles com a sua função. O secador prepara o cabelo antes da modelagem; a escova de alisamento suave dá corpo e volume aos cabelos finos e lisos; os dois modeladores, de 40 ou 30 milímetros, criam caracóis com diferentes diâmetros; e há mais duas escovas de alisamento — uma rígida e outra redonda, desenvolvidas para tipos de cabelos distintos.
As celebridades e o acessório
Tudo começou com Jen Atkin. A stylist capilar de Kendall Jenner, Lily Collins, Rosie Huntington Whiteley, Hailey Bieber e Bella Hadid — para nomear apenas algumas — conheceu o aparelho em 2018 e dedicou-lhe vídeos no YouTube onde diz que o “adora” e que “não sabe viver sem ele”, mas também fez posts nas suas redes sociais e tutoriais que ensinam a conseguir os melhores looks usando cada acessório.
Já Matthew Collins, o cabeleireiro de Gigi Hadid, deu uma entrevista à “Harper’s Bazaar” onde revela que este é o melhor aparelho para pentear as suas clientes sem lhes estragar o cabelo com as ferramentas “ultrapassadas” que usam demasiado calor.
Influencers, beauty experts, editoras de beleza e especialistas por todo o mundo teceram-lhe tantos elogios ao longo dos anos que o Airwrap já ganhou um estatuto de culto independentemente do preço a pagar para o ter. A revista americana “Insider” disse até que o dinheiro poupado em cabeleireiros com os seus acabamentos profissionais em casa vão compensar o que gastou em muito pouco tempo.
Em Portugal, está à venda, por exemplo, no site da marca, mas também nos espaços físicos e online do El Corte Inglés, onde as clientes lhe deram uma avaliação de 4,7 estrelas em cinco, com elogios como: “O cabelo fica igual a depois de sair do cabeleireiro, até de manhã. Com uma simples escova, os fios ficam perfeitos”.