O som inesperado de secadores sobrepunha-se aos toques dos telefones e às vozes alegres. Na Praça Central do Centro Comercial Colombo, em Lisboa, duas visitantes observavam atentamente como as hairstylists da Dyson manipulavam o alisador e preparavam um penteado gratuito.
Rita Dionísio, de 22 anos, era uma das várias pessoas que aguardava a sua vez na fila. “É uma oportunidade para experimentarmos os equipamentos. Tenho um cabelo difícil e já há algum tempo que queria perceber as diferenças relativamente a outros aparelhos”, partilha com a NiT.
A curiosidade estava presente em todos os stands da primeira edição do Beauty in Town (BiT), um evento organizado pela NiT. Este mercado de beleza arrancou esta sexta-feira, 7 de fevereiro, e decorrerá até domingo, 9, e é um verdadeiro paraíso para os entusiastas da beleza e do bem-estar.
Ao longo de três dias, será possível explorar uma seleção de marcas premium, conhecer e experimentar novos serviços e produtos de várias love brands, e aproveitar várias promoções. Além disso, terá oportunidade de participar em experiências interativas e conversas sobre o setor.
No primeiro dia, a atenção das visitantes centrou-se predominantemente nas ofertas. “As estações que estão a oferecer maquilhagens ou penteados gratuitos têm registado filas constantes. Não houve um único momento em que o mercado estivesse vazio”, afirma Fabíola Carlettis, coordenadora da BiT.

Desde o início do evento, o stand da Dyson destacou-se como um dos mais requisitados. Catarina Rocha, uma das cabeleireiras, observa que a curiosidade provém especialmente de pessoas que “querem adquirir, mas precisam de orientação”. “Nem sempre sabem como escolher o melhor tipo de aparelho ou como utilizá-lo”, acrescenta.
Enquanto isso, as pessoas exploravam as diversas bancadas, acompanhadas pela gravação ao vivo do podcast “Hedonista”, da NiTFm, onde Paula Cordeiro recebeu Marta Ferreira para discutir a relação entre o consumo de vinho e os cuidados necessários para manter uma boa pele. Esta conversa foi apenas uma das várias iniciativas programadas para uma zona chamada Beauty Spot, onde, durante todo o fim de semana, representantes de marcas realizarão diferentes ativações, desde diálogos com influenciadores até lançamentos de novos produtos.
No sábado, por exemplo, os destaques incluem a talk “Autobronzeadores — Mitos e Verdade”, promovida pela Dove (15 horas), e as palestras “Nutrição e beleza”, com Rita Andrade, das 16 às 17 horas, e “Os segredos da maquilhagem das celebridades”, com Gonçalo Mello, das 18 às 19 horas.
Da skincare coreana aos perfumes
Outra das bancadas que esteve no centro das atenções foi a do Continente, onde todos os produtos de cosmética coreana estão com um desconto de 25 por cento sobre o preço de venda ao público recomendado online, além de entrega gratuita. Muitas pessoas também paravam para experimentar a clawing machine, repleta de surpresas. “
O stand começou a encher a partir das 11 horas e as pessoas estão a adorar os produtos”, revela uma das vendedoras à NiT. “É evidente que muitas ainda não conhecem esta cosmética, mas estão interessadas em descobrir e encontrar soluções.”
Desde a Avène à Perfumes & Companhia, passando pela Dove, Guess, Barral, CeraVe e Farmácia Colombo (com marcas como SkinCeuticals, Cerave, La Roche Posay e Vichy), cada marca expressou a sua identidade através do espaço que ocupava.
“Recebemos muitos elogios sobre a decoração de cada área. As pessoas comentam que está tudo muito personalizado, com cores vibrantes e ativações interessantes“, afirma Fabíola, destacando a surpresa com o interesse de um público mais jovem. “Acredito que, no sábado e no domingo, veremos mais famílias.”
E continua: “No início, as pessoas estavam a tentar perceber o que se passava, mas à medida que o shopping foi enchendo, sentiam-se mais motivadas para explorar. Ao verem várias influencers nas bancadas, também se sentiam mais atraídas.”
Entre as marcas mais procuradas, estavam a Kiko, que ofereceu aplicações rápidas de maquilhagem para apresentar os seus produtos mais vendidos, como os glosses, e a Oriflame, que apresentou três grandes categorias: fragrâncias, com o pré-lançamento do produto Love Potion, cuidados de pele com preços exclusivos BiT, e sessões de maquilhagem gratuitas.
A origem da BiT
“A ideia surgiu da necessidade de ter um evento mais centrado não só na beleza, mas também na mulher”, explica a coordenadora da BiT. “Queremos que os visitantes tenham acesso a todo o tipo de experiências, desde produtos virais que veem no TikTok até ao creme que toda a gente diz ter uma textura incrível.”
A autora do blogue “Cutting Edge”, que trabalha no departamento de marketing de uma das maiores empresas de retalho de moda do País, sentia esta lacuna na primeira pessoa. “No caso da roupa, podemos experimentar e esclarecer dúvidas. Isso é mais complicado quando falamos de produtos de beleza.”

“Queríamos reunir marcas de renome, que as pessoas já conhecem e apreciam”, detalha Carlettis. Além disso, foi crucial ter uma ampla variedade de categorias, desde cuidados de pele a maquilhagem, passando pela tecnologia capilar. “Quem visitar o Beauty in Town não verá apenas um único tipo de produto.”
O Centro Comercial Colombo foi escolhido pela NiT para a realização do evento devido ao seu público-alvo fiel, bem como o seu posicionamento estratégico em Lisboa, que atrai milhares de visitantes diariamente.
“O nosso objetivo é tornar este evento bianual, idealmente uma vez em cada semestre, em períodos de maior consumo”, conclui a coordenadora da BiT. “Queremos que a primeira edição seja um sucesso para podermos idealizar a segunda, que será muito diferente desta.”
A entrada para o Beauty in Town é gratuita. Durante os três dias, entre as 10 horas e a meia-noite, os visitantes poderão ainda usufruir de promoções e campanhas especiais das marcas presentes.
Carregue na galeria para ver imagens do evento.