Beleza

Não siga os conselhos de beleza de Selena Gomez: pode colocar a pele em risco

Uma publicação da artista pôs meio mundo a tirar maquilhagem da forma errada. Especialista alerta para as possíveis consequências.
"Não é bem assim."

O mundo da maquilhagem é tão vasto e complexo que é muito fácil perder-se no meio das informações, muitas vezes contraditórias, que estão disponíveis na Internet. Entre as centenas de milhares de influencers, beauty bloggers, tutoriais de TikTok e reviews de produtos, muitas vezes acabamos por ficar mais confusos quando terminamos a pesquisa do que estávamos quando a começámos.

Esta desinformação torna-se numa das maiores fontes de criação dos mitos em que tanta gente acredita. Que o diga Filipa Almeida, dermatologista nos Lusíadas do Porto. Ao saber da nova tendência, rapidamente deixou escapar um “não é bem assim”, quase incrédulo.

Entre vídeos e opiniões, surgiu a nova prática que pode estar a colocar a nossa pele em perigo: substituir a água micelar por sérum. E tudo começou com uma publicação nas redes sociais de Selena Gomes. A artista tornou-se numa verdadeira guru de beleza após o lançamento da sua marca, a Rare Beauty, em 2020, mas recentemente os seus conselhos podem ter induzido muito em erro.

A cantora e empresária utilizou o TikTok para partilhar a sua rotina noturna de cuidados de pele, mais especificamente, como se desmaquilha. Até aqui, tudo bem, não fosse a forma como o faz deixar os especialista de boca aberta.

Selena revelou que utiliza séruns para dissolver a maquilhagem de rosto, que remove depois com discos de algodão. E que utiliza ainda uma esponja de maquilhagem embebida em água micelar para retirar a sombra dos olhos. Sim, é verdade.

“Uso qualquer sérum para retirar a maquilhagem antes de lavar o rosto. Dissolve-a muito bem. Utilizo uma esponja para remover a maquilhagem dos olhos de forma delicada. Ok, vou parar de fingir que sei do que estou a falar”, conclui.

@selenagomez

PSA I got most of these products free. I ain’t just rolling like that everywhere. Use any serum to take off make up before washing. It breaks it up nicely. Also use a sponge to wipe eyes to treat eyes delicately when removing make up. K I’m done pretending I know what I’m taking about.

♬ Never Be Me – Miley Cyrus

Para Filipa Almeida este é um processo errado e que poderá ter consequências. “O sérum não vai fazer uma limpeza adequada da pele. Vão ficar impurezas, radicais livres que se acumulam pela poluição, e a pele pode ficar com sinais de inflamação. Em muitos dos casos, criará um maior pretensão para o acne e irá obstruir os poros”, assegura.

Segundo a especialista, apesar de os dois produtos terem componentes que ajudam em determinados tipos de pele, as ações de cada um são totalmente diferentes. A água micelar serve, essencialmente, para a limpeza e os sérum para potenciar efeitos que já estariam presentes num hidratante, por exemplo.

“Uma água micelar tem uma solução aquosa com alguns componentes ativos, nomeadamente as micelas — daí o nome micelar. Estas estruturas, em contacto com a pele, vão conseguir remover impurezas, oleosidades, etc. Algumas versões destas soluções poderão ser enriquecidas com outras substâncias e que ajudam a hidratar, como a glicerina ou o ácido hialurónico. Já os séruns têm uma textura mais fluida que perpetra em profundidade na pele”, esclarece a especialista.

Isto significa que, ainda que os dois sejam colocados na pele, o primeiro tem como ação principal fazer uma limpeza suave da pele e o segundo poderá ser útil em diferentes tipos de pele, consoante os seus princípios. “Neste último caso, as ações são muitos variadas. Poderá ter um efeito terapêutico, antirrugas, diminuir os poros ou até de despigmentação”, acrescenta.

Qual a melhor forma de retirar a maquilhagem?

Seja extravagante ou mais natural, a maquilhagem tem um lugar especial na rotina da maioria das mulheres. Porém, há um passo que muitas vezes fica esquecido — ou simplesmente negligenciado — e que pode ser um verdadeiro atentado contra a pele. No final do dia, é fundamental remover a maquilhagem e limpar bem o rosto.

A pele é o maior órgão do nosso corpo e é também o que está mais exposto ao meio ambiente. O rosto, em particular, está na linha da frente, sujeito ao frio, ao vento, às mudanças de temperatura e também ao pó, à poluição e ao suor. Por isso mesmo, é super importante que a rotina de limpeza seja seguida com o máximo de disciplina. Além disso, uma pele bem limpa regenera-se mais facilmente durante a noite.

“Numa rotina o ideal será sempre utilizar a água micelar para limpeza com um algodão, mas sem pressionar com força. Nesta fase, serão removidas as impurezas. Seguidamente, aplica-se o sérum e, por fim, um hidratante com ou sem proteção solar”, revela à NiT a dermatologista. São estes os passos base.

No caso de trabalhar durante a noite e estar exposta às luzes dos ecrãs, Filipa Almeida recomenda a utilização de um protetor contra luzes azuis.

Da saúde mental à lúpus, os problemas que têm marcado a vida de Selena Gomez: leia o artigo e conheça melhor a artista.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT