A Benamôr celebra 100 anos em 2025 e assinala a data a fazer o que sabe melhor: criar produtos ligados à área da beleza. Desta vez, inspirou-se em Lisboa, cidade que a viu nascer, para uma nova água de colónia. Os jacarandás, uma das árvores mais icónicas da capital, foram o ponto de partida para o aroma fresco e floral deste lançamento, que faz parte de uma das gamas favoritas dos clientes.
Com notas de flores e frutos, a fragrância é uma mistura de cheiros orientais e doces, com um toque “fresco, revigorante e energizante”, refere a marca. A novidade representa os valores da Benamôr: “um profundo amor e sensibilidade pelos elementos da cultura portuguesa”.
De acordo com a marca, esta água de colónia “interpreta de forma profundamente original um dos elementos botânicos que caracterizam as ruas da cidade de Lisboa” e que, todos os anos, pintam as ruas da capital de roxo nos meses de primavera e verão.
Com a nova fragrância Jacarandá, a Benamôr faz uma homenagem à cidade onde nasceu, com o compromisso de transportar os clientes para um “universo de sensações”, de forma a replicar “a viagem desta árvore tão singular e extraordinária que atravessou o Atlântico desde o Brasil, e que faz agora parte integrante das memórias visuais e olfativas dos portugueses”, refere a marca.

O produto já está disponível em todas as lojas Benamôr e no site. A embalagem de 100 mililitros custa 52€ e também pode combiná-la com artigos da mesma linha. Há um creme de mãos (19€), também ele uma edição especial de aniversário, com o mesmo aroma, um gel-de-banho (15,90€) e um sabonete sólido (8,50€).
A marca foi fundada em 1925 por um boticário que criava pomadas, que se diziam milagrosas, à base de limão, rosa, aloé vera ou óleo de amêndoas. A Benamôr nasceu, assim, num laboratório do Campo Grande, em Lisboa.
Apesar dos respeitosos 100 anos, há muito que a marca portuguesa abandonou o rótulo de “cremes de avó” para se tornar numa marca jovem e cool. Em 2015, Pierre Stark, francês a viver em Portugal, e mais três sócios compraram-na e deram-lhe uma nova vida.
Os jacarandás estão também presentes em lojas da etiqueta, como o espaço que inaugurou no Aeroporto de Lisboa, em fevereiro. Estas referências contam com uma forte inspiração numa das gamas mais apreciadas pelo público. Destacam-se as icónicas bisnagas de alumínio da marca e até uma recriação de uma árvore no interior com as suas flores lilases.