Beleza

O aparelho de limpeza de pele que está a conquistar influencers em todo o mundo

Chama-se Facial steamer e ajuda a limpar os poros com recurso a vapor. E tudo isto sem sair de casa.
Tem cada vez mais fãs.

Os tratamentos e rotinas de pele sempre foram muito procurados. Seja por quem quer manter uma pele perfeita e jovem durante mais tempo, como por aquelas pessoas que querem reverter alguns danos causados pela idade. Em qualquer dos casos, a verdade é que os cuidados de beleza têm vindo a viajar desde o salão até casa e são cada vez mais os produtos e aparelhos que temos disponíveis para o nosso uso doméstico, conseguindo um tratamento mais cómodo com aparelhos profissionais, a preços muito acessíveis.

Exemplo disso mesmo é o novo dispositivo que tem vindo a ganhar cada vez mais destaque nas redes sociais e a fazer sucesso entre as influencers. Chama-se facial steamer e é um aparelho que emite vapor diretamente para a cara. Este procedimento ajuda a dilatar os poros, permite que os produtos penetrem mais profundamente e ajuda a iluminar a pele.

A grande questão, como em todos os casos semelhantes, é: quão eficazes são os vaporizadores faciais para a sua rotina de cuidados de pele?

A NiT falou com Joana Álvares, fundadora do projeto Beautyst.pt, para tentar perceber quais os benefícios deste tratamento e em que situações pode, ou não, ser usado: “O uso do steamer, sim, mas nas situações em que faz sentido e que sejam indicadas. Não podemos utilizá-lo de uma forma generalizada em todas as peles”.

“O facial steamer é uma ferramenta para fazer uma limpeza em peles oleosas, acneicas, com bastantes pontos negros, por exemplo, porque são peles que acabam por ter maior acumulação de sujidade e células mortas”, explica, e continua: “A combinação do vapor quente e o aumento da transpiração, que acontece com a utilização do steamer, acaba não só por dilatar os vasos sanguíneos e aumentar a circulação do rosto, como também, uma vez que existe transpiração, é mais fácil que essas mesma sujidades e células mortas, que estão acumuladas nos nossos poros, sejam libertadas”.

O uso do facial steamer também pode ser vantajoso para peles com rugas e linhas de expressão, uma vez que estas ficam mais visíveis quando a pele está seca e desidratada. Assim sendo, uma pele mais hidratada — com recurso a um facial steamer, uma vez que a vapor de água quente libertado pelo dispositivo vai hidratar a pele — será uma pele mais bonita, com menos rugas e com um aspeto mais jovem.

No entanto, após a utilização deste dispositivo de beleza, devemos sempre combinar com uma rotina de hidratação para que os efeitos sejam mais eficazes.

Apesar de todas as maravilhas desta máquina, há algumas regras importantes que não devem ser esquecidas. Joana Álvares refere que para “uma pele que seja mais sensível e reativa, que tenha rosácea ou que seja sensível às variações da temperatura, não são aconselháveis este tipo de tratamentos”. 

Quanto à frequência de utilização, o aconselhado é que se faça mais vezes (1 a 2 vezes por semana) em peles oleosas, mais espessas e portanto mais resistentes. Quando a peles secas e finas, a utilização não deve exceder um único uso do facial steamer por semana, ou até mesmo fazer apenas de 15 em 15 dias.

No entanto o importante é perceber sempre como é que a pele está a reagir ao tratamento e se devemos aumentar ou diminuir a frequência de utilizações. “Nós temos de ter sempre em atenção, quando utilizamos um facial steamer ou qualquer outro produto, se a nossa pele se mantém hidratada, sem sinais de irritação e vermelhidão”, explica a fundadora do Beautyst.

Para a utilização do facial steamer, a regra mais importante é fazer uma limpeza do rosto e ter em atenção a distância a que nos posicionamos face ao dispositivo — nunca menos de 20 centímetros de distância. 

Para perceber melhor como pode fazer uma utilização correta do facial steamer na sua rotina de beleza, carregue na galeria.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT