Se está a deixar para junho a preocupação com um bronzeado saudável, pare tudo e leia este artigo primeiro. Apesar de habitualmente nos lembrarmos de que queremos um tom dourado bonito no verão, para ficar bem em todos os outfits que deixam a pele à mostra, a verdade é que é possível tê-lo ao longo do ano inteiro. E nem sequer há o perigo de recorrer a autobronzeadores que de forma instantânea nos dão aquela cor falsa que não engana ninguém.
A gama Dove Summer Revived traz exatamente a solução para um bronzeado que não vai parecer artificial e vai surgindo gradualmente, adaptando-se assim ao tom de pele de cada um. Isto significa que para ter um tom já notável nos primeiros dias de calor, deve começar a aplicar com antecedência esta solução que já foi um sucesso no TikTok.
No verão de 2024, o autobronzeador gradual de corpo gerou um hype nesta rede social, com centenas de vídeos a demonstrarem os resultados visíveis. Recentemente, durante a Beauty in Town — a feira de beleza promovida pela NiT, que aconteceu entre 7 e 9 de fevereiro, na Praça Central do Centro Comercial Colombo, em Lisboa — a marca apresentou a grande novidade para 2025: o Dove Summer Revived Rosto.
As versões de rosto e de corpo estão disponíveis em dois tons, para que cada cliente decida se prefere ter um resultado mais ou menos intenso.
Além da autoestima perante uma aparência mais bonita, estes autobronzeadores graduais Dove trazem outros benefícios — mesmo em termos de saúde. É que ao dar um tom mais dourado e saudável à pele, quem os utilizar vai sentir menor necessidade de se expor ao sol para obter o bronzeado perfeito. Isto faz com que reduza a exposição aos raios UV, o que, por consequência, diminui o risco de cancro da pele ou de envelhecimento prematuro.
Um tom saudável sem pele laranja nem desidratação
Para evitar desentendimentos sobre estes produtos, Dove não esteve apenas presente na feira Beauty in Town com a gama de autobronzeadores e oferta de produtos. A marca promoveu ainda uma talk sobre mitos e verdades dos autobronzeadores. Com Paulo Carona, research and development personal care na Unilever, e a criadora de conteúdo digital Rita Sofia, a conversa esclareceu várias dúvidas sobre o tema.
“O tom laranja que resulta por vezes da aplicação de autobronzeadores está em parte relacionado com a hidratação e o pH da pele. Os de Dove contêm ingredientes que ajudam a controlar o pH e a garantir que o resultado do tom seja o mais natural possível”, explicou Paulo Carona.
Além disso, foi explicado que, de facto, há um ingrediente nos autobronzeadores que pode provocar a desidratação da pele, o DHA. No entanto, nos produtos Dove, as fórmulas apostam em ingredientes super hidratantes que contrariam este efeito, como a glicerina ou aloe vera. Só a presença destes elementos acaba por oferecer um bronzeado mais duradouro e também uniforme — sem aquele efeito manchado que tantas vezes vimos.
Na talk, a audiência foi também alertada para a importância da utilização de protetores solares — tanto com a pele já bronzeada, como com a utilização de autobronzeador, visto que este não oferece proteção contra os raios UV.
Os autobronzeadores Dove Summer Revived para o rosto e para o corpo podem ser aplicados em simultâneo com outros produtos de pele, devendo ser aplicado apenas antes do protetor solar. São aptos para todos os tipos de pele, mesmo as mais branquinhas, uma vez que a evolução do bronzeado é gradual. Esta evolução ao longo do tempo vai ter um resultado natural sobre qualquer tipo de tom, em vez de um escurecimento instantâneo que parecerá falso.
Toda a gama pode ser encontrada nos supermercados habituais.
