Beleza

O barbeiro português que faz manicures e cortes profissionais aos animais de estimação

O espaço chama-se Lyboriu's Groomer e é um sonho de infância para este groomer apaixonado por cães, gatos e coelhos.

Quem morre de amores pelos seus animais de estimação sabe bem que não há limites para o mimo. No entanto, dentro do espetro de donos extremosos, há sempre aqueles que são um pouco mais exagerados e não se ficam pelas ofertas de biscoitos ou pelas vozinhas de bebé quando os chamam para o sofá. Têm mesmo de os tratar como se fossem os bebés lá de casa — e isso inclui a rotina de beleza.

Quando nos referimos a rotina de beleza estamos mesmo a falar daqueles cuidados de que as mulheres também não prescindem, entre eles, por exemplo, um corte de cabelo profissional ou uma manicure. Se gostava de poder partilhar tudo isso e muito mais com o seu cão, gato ou coelho, há um novo espaço no Barreiro onde vai poder fazê-lo.

Chama-se Lyboriu’s Groomer e abriu a 7 de novembro no número 7 do Largo Luís de Camões. Neste barbeiro de cerca de 30 metros quadrados vai ser recebido por Leonardo Libório, de 22 anos, que revelou à NiT ter “concretizado um sonho” com a abertura do primeiro espaço próprio.

“Sou apaixonado por animais em geral, não há nada que me deixe mais realizado do que poder tratar deles”, começa por explicar. Além de Groomer Profissional, faz criação de uma raça de cães pouco comum no nosso País, os Chinese Crested Dogs. “São particularmente diferentes e necessitam de alguma manutenção de pelo e pele. Foi também por eles que quis tornar este sonho realidade”, acrescenta.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Lyboriu’s Groomer (@lyborius.groomer)

No seu salão — onde vai encontrar fotografias dos clientes satisfeitos espalhadas pelas paredes — oferece um serviço especializado que consiste em todo o tipo de tratamentos para os animais, desde banhos a tosquias, passando por manicure e groomings de exposição. Segundo Leonardo, ao longo dos anos teve experiência com grande parte dos animais domésticos. Os mais comuns são cães, gatos, coelhos e furões, mas está sempre disposto a receber novas espécies.

Em relação a um barbeiro “normal”, Leonardo diz que há sempre algumas parecenças no seu trabalho, mas também encontra características muito particulares que os distinguem. “Um barbeiro normal tem de satisfazer o cliente que está sentado na sua cadeira; um groomer tem o dever de satisfazer o animal que está a ser tratado, pensado sempre no bem-estar e saúde do mesmo, sem nunca esquecer o dono”.

Apesar de ser tão novo, começou “esta aventura” há muito tempo, quando era apenas um miúdo de 14 anos. Foi aprendendo ao longo dos anos com a ajuda de criadores e groomers em exposições caninas e, com 17 anos, fez finalmente a formação profissional na Felican. “Desde aí fui sempre aperfeiçoando as minhas técnicas. Todos os dias tenho um novo desafio e acredito que é isso que nos faz crescer e ter experiência”.

Os serviços da Lyboriu’s Groomer custam entre 15€ e 120€, sendo o preço mais caro aplicado a algumas tosquias de raça — pode conhecer melhor o seu trabalho através da conta oficial de Instagram. Entre a lista de clientes, já conta, por exemplo, com João Cancelo, o jogador da Seleção Nacional, que confia em Leonardo Libório para fazer grooming aos seus cães.

A seguir, carregue na galeria para conhecer melhor o espaço e alguns clientes do groomer.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Largo Luís de Camões, N. 7
    2830-402 Barreiro
  • HORÁRIO
  • De segunda a quinta-feira, das : 10:00
  • às: 19:00
  • Sábados, das : 09:00
  • às : 13:30

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT