A aposta no cabelo natural, sem pintar ou esconder os cabelos brancos, tornou-se um fenómeno. Nos últimos anos, os fios sem cor passaram a ser associados à autenticidade e a um estilo que não vê a idade como problema. Durante os vários confinamentos por causa da pandemia Covid-19, quando os salões de cabeleireiro fecharam, muitas pessoas acabaram por adotar a coloração natural.
Apesar da sua popularidade, a manutenção dos fios grisalhos nem sempre é fácil. É um tipo de cabelo que necessita de mais atenção, já que com o passar do tempo pode conhecer problemas como ficar mais seco, quebradiço e ganhar um aspeto mais amarelecido.
O que causa o amarelecimento?
Se já se chegou à conclusão de que os brancos são bonita, o desafio passa por mantê-los realmente brancos. Uma vez que carece de pigmentação, já que a fibra responsável pela cor perde melanina, o cabelo torna-se muito mais sensível. Isto significa que os fios passam acumular danos e impurezas que, pouco a pouco, lhes mudam o aspeto.
Pardoxalmente, também vários aparelhos para o cabelo podem ter efeitos negativos. No caso de equipamentos como secadores, modeladores ou alisadores, são um perigo para a saúde destes cabelos. As altas temperaturas geram a oxidação da cor porque passa a existir uma maior absorção de sujidade e impurezas. O efeito é igual quando se toma um banho com água muito quente.

Quando o verão se aproxima, aumenta a preocupação com o efeito da exposição solar na nossa pele. Porém, este é talvez um dos fatores que mais afetam os nossos cabelos, nomeadamente os brancos, que são mais frágeis. Além da oxidação, os raios ultravioletas do sol contribuem para o seu estado mais seco e danificado.
Tornam-se também mais vulneráveis a ser contaminados pela poluição e, como mencionado, por vários produtos capilars. Neste caso, a agressividade de muitas opções que estão à venda no supermercado fazem delas nocivas para fios mais delicados.
Atingir cabelos brancos mais saudáveis
A primeira preocupação deve passar pelos champôs e amaciadores que utiliza. Deve evitar o uso de produtos capilares que contenham sal (cloreto de sódio) na sua fórmula, seguindo um caminho menos agressivo. Deve optar por fórmulas indicadas para cabelos mais sensíveis. E, já que a falta de pigmentação leva os fios a ficarem sem vida, um produto que deve colocar no seu carrinho de compras é uma máscara de hidratação. Desta forma, combate o aspeto mais áspero e quebradiço dos fios.
Quanto à exposição solar, os cuidados devem estender-se a todos os dias em que o sol se mostre. No entanto, torna-se necessário reforçá-los nas idas à praia e à piscina. Nestas situações, o problema não passa apenas pelos raios ultravioletas, mas também pelo sal do mar ou pelo cloro da piscina. Para combater esta situação, existem óleos que protegem dos raios ultravioletas, como o óleo de coco uma das soluções mais económicas.
Carregue na galeria para conhecer vários penteados que favorecem os cabelos brancos nas mulheres.