Ao entrar no spa do hotel Anantara Vilamoura, no Algarve, um dos melhores resorts da Europa, cada experiência prima pelo luxo. No caso de um dos mais recentes tratamentos do espaço, que recorre às propriedades do caviar, o produto surge como uma espécie de antídoto contra os principais sinais do envelhecimento.
O caviar — ou seja, as ovas de esturjão não-fertilizadas, sem qualquer tipo de aditivo, corante ou preservante — é considerado um alimento único. Tem um sabor forte e, dizem os aficionados, trata-se de um gosto adquirido. Desde que o seu extrato começou a ser aplicado na pele — algo recente, embora os primeiros estudos apontem para 2012 —, não precisou de muito tempo para conquistar adeptos. Esta substitância, quando misturada com um antioxidante, minimiza a aparência dos poros e melhora a textura da epiderme devido ao seu elevado teor de vitaminas e aminoácidos.
“Decidimos avançar com este tratamento anti-idade porque os resultados obtidos são imediatamente visíveis ”, explica à NiT Etelvina Teodoro, gerente do spa, sobre o serviço Caviar Integral. “Além disso, o nome é bastante apelativo e chama logo à atenção dos clientes que não resistem a experimentar.”
Entre as pessoas que mais procuram os benefícios do tratamento, estão “as mulheres mais novas em busca das últimas novidades de beleza”. Nos casos que apresentam um pele com pouca firmeza e enfraquecida, o procedimento oferece a solução sob a forma de uma máscara que, além do caráter regenerador do caviar, também beneficia do efeito produzidos pelas fibras de colagénio.
“A composição ajuda ao rejuvenescimento por atuar na melhoria da elasticidade, o que faz com que diminuam as linhas finas em torno dos olhos”, acrescenta, sobre o efeito do tratamento na aparência das rugas mais comuns. Além disso, a mistura é rica “em proteínas, vitaminas e minerais” que deixam o rosto “revitalizado, firme e nutrido”.
Um ritual de luxo
Antes da aplicação da máscara, o serviço inclui vários passos. Os profissionais começam por um ritual de boas-vindas, que é característico do hotel, com a lavagem e esfoliação dos pés com leite e café.
A nível do trabalho facial, após identificar o tipo de pele do cliente — seca, mista ou oleosa —, a terapeuta segue com a iniciação da limpeza, “com leite adequado”. Segue-se a aplicação de uma loção P50 para ajudar a esfoliar, regenerar e hidratar a epiderme.
“É nesta fase que entra a máscara que dá nome ao tratamento”, explica a especialista, que deixa o preparado atuar enquanto massaja a cabeça ou os pés do cliente. “Por fim, aplicamos um creme final adequado ao tipo de rosto e finalizamos com um sérum”, conclui.
Toda a gama de produtos utilizados pertence à marca francesa Biologique Recherche, com a qual começaram a trabalhar no mês de fevereiro de 2021. A insígnia especializava em cuidados de pele artesanais já trabalhava com outros spas da cadeia pelo mundo, como em Bangkok, e é uma marca bastante reconhecida a nível internacional.”
Quanto à origem do caviar, até recentemente, este era pronveniente de peixes capturados em águas russas (no Mar Cáspio e seus afluentes), o que levou a uma rutura de stock no final do ano. Atualmente a matéria-prima chega de outros países europeus, como a França.
E já estão a ser desenvolvidas alternativas. Etelvina refere que “a equipa está a estudar a hipótese de vir a ser utilizado outro tipo de caviar” e nos próximos meses está prevista a substituição do produto utilizado.
O tratamento tem uma duração total de 80 minutos e a experiência pode ser adquirida por 165€. Para os interessados, podem fazer a marcação através do contacto 289 317 000 ou visitar o resort no número 0 da Avenida dos Descobrimentos, em Quarteira.
No mundo da beleza, o cabelo é outra das maiores preocupações de quem procura mudar de look. Carregue na galeria para ver imagens dos penteados que vão ser tendência 2023 — shaggy hair, o french bob e o pixie assimétrico.