A jornalista e ícone da televisão brasileira Glória Maria faleceu na passada quinta-feira, 2 de fevereiro, aos 73 anos. Apesar de ser reconhecida pelo seu profissionalismo, o rosto da Globo também impressionava pela forma como manteve uma aparência jovem durante 50 anos de carreira — um verdadeiro exemplo de longevidade.
Por trás da pele impecável da comunicadora, estava uma rotina assídua de cuidados e exercícios. Um dos segredos não está nos cremes de luxo, mas numa bebida bastante inusitada que ajudava a prevenir as rugas e outros sinais de envelhecimento: o chá de ninho de passarinho da Tailândia.
A infusão exótica é popular no mercado asiático, em países como a China e o Vietname, por exemplo. “Bebi-o a minha vida toda. É afrodisíaco, atrasa o envelhecimento, não deixa ter rugas e dá energia”, contou Glória Maria, em 2017, numa entrevista ao programa “Altas Horas”.
De acordo com o investigador Rafael Bento Soares, que falou sobre o tópico no blogue da Universidade Estadual de Campinas, no Brasil, o ninho é feito com baba libertada pelo pássaro macho, que endurece o berço das aves, mais tarde usado na bebida.
Além do chá, na medicina tradicional chinesa, também é comum usar a baba do andorinhão — uma ave tailandesa — para fazer uma sopa. O preparado, de acordo com o cientista, também é usado no tratamento de infeções e ajuda a melhorar o desempenho sexual.