Beleza

O corte de cabelo que tomou de assalto as red carpets — e que todas podem ter

De Sydney Sweeney a Sabrina Carpenter, não há famosa que não adote com fervor o hairstyle saído diretamente dos anos 80.
Favorece todos os rostos.

Quando, em 1976, Farrah Fawcett chegou ao elenco original de “Os Anjos de Charlie”, era já um sex symbol, estatuto que carregaria consigo ao longo da década de 80. E no papel de Jill Munroe, além da beleza estonteante, a atriz ficou conhecida pelo corte de cabelo muito particular.

Volvidas cinco décadas, o chamado butterfly modernizou-se e está por todo o lado, sobretudo em Hollywood, onde se tornou na escolha prioritária de muitas mulheres que desfilam pelas passadeiras vermelhas.

Para o hair stylist Karlos Wendell, o corte é “sem dúvida uma das tendências de 2024”. “É um corte que se destaca pela elegância e versatilidade”, nota. Caracterizado pelas suas camadas longas e volumosas, ajudam a dar “uma sensação de leveza e movimento tal como as asas de uma borboleta”.

O renascimento do corte não é uma surpresa, dadas as características das tendências atuais, que “procuram a naturalidade com um toque de glamour”. E o butterfly tem tudo isso — e muito mais. Sem surpresa, tem sido visto sobretudo em nomes como Jennifer Lopez, Sydney Sweeney, Sabrina Carpenter e Sofia Vergara, o que vem mais uma vez provar que é um corte à prova de todas as idades.

Além de encaixar no estilo atual, tem ainda a facilidade de ser um visual moderno que permite várias adaptações ao estilo pessoal de cada um, moldando-se aos diferentes formatos dos rostos com pequenos ajustes, por exemplo, no comprimento da franja ou das camadas.

“Uma das principais características do butterfly é a franja, que pode ser mais longa, usada de forma centralizada ou lateral. Mas é sobretudo versátil, porque a franja pode ser mais curta para rostos mais finos ou mais longa para rostos mais redondos”, explica Wendell. “E não interessa o tipo de cabelo, dá para ondulado ou liso e também para os mais curtos, embora convenham estar pelo menos um pouco abaixo do ombro.”

Para lá da franja, o butterfly destaca-se por ser criado em camadas graduais, longas e suaves, que “criam volume nas pontas” e “proporcionam um efeito flutuante”. Estes efeitos ajudam a “definir a textura natural do cabelo”. Quanto à manutenção, o hair stylist garante que é tudo menos complicada. “Exige apenas alguns ajustes periódicos para manter as camadas definidas.”

Carregue na galeria para descobrir 11 penteados que fazem qualquer mulher parecer mais nova.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT