Beleza

O corte que vai fazer sucesso no outono “combina ousadia com sofisticação”

O curly bob é ideal para a transição entre estações. É ideal para realçar a textura natural dos fios mais volumosos.
Há várias celebridades a aderir.

Um século após ter ganho popularidade, podemos afirmar que estamos a viver o ano (ou até mesmo a década) do bob. De Hailey Bieber a Zendaya, quase todas as celebridades têm vindo a criar as próprias versões do corte — incluindo Jenna Ortega, que estreou um estilo picado que se tornou penteado mais procurado na Internet.

A tendência foi popularizada no início dos anos 20 pela estrela de cinema Mary Thurman. Na altura, era visto como um estilo chocante e disruptivo, porque a sociedade não estava habituada a ver mulheres com cortes curtos (e arredondados).

Ainda assim, teve um papel importante durante a II Guerra Mundial. As mulheres entraram no mercado de trabalho nos Estados Unidos e, como cobriam o cabelo com um turbante ou uma rede, precisavam de um estilo que se adaptasse facilmente aos fios cobertos. A maioria virou-se para esta fórmula.

Desde então, vimos uma quantidade enorme de variações. Além do clássico, há o long bob, o bob assimétrico, o wavy bob, o blunt bob e o french bob, entre outras opções versáteis que podem ser adaptados para diferentes tipos de cabelo e formatos de rosto. E há mais um para acrescentar à lista.

Em 2024, o curly bob, um estilo ondulado ou encaracolado, que mantém o comprimento do cabelo entre a linha do queixo e os ombros, está a ser apontado como o corte ideal para a transição entre estações. Está a surgir na fase final do verão, mas “vai ser mais procurado na mudança para o outono”, explica à NiT o hairstylist André Rossi.

O motivo? “A textura está a mudar o jogo todo”, acrescenta. Este ano, apesar dos detratores, as texturas naturais têm tem crescido e incentivado milhares de mulheres a assumir os fios mais rebeldes e volumosos.

Temos o exemplo de Halle Berry que, do pixie ultracurto às ondas compridas, sempre foi uma pessoa experimental no que à beleza diz respeito. E, de facto, quase tudo fica à atriz de 58 anos, incluindo o curly bob. O seu mais recente visual para a estreia do filme “The Union”, a 12 de agosto, é mais uma prova disso.

Halle Berry optou por uma versão mais curta.

Solto e fresco, este estilo assenta uns centímetros acima dos ombros, com uma ligeira assimetria num dos lados. É a forma perfeita para realçar a curvatura natural ao conferir algum volume nas pontas e pode considerar camadas para potencializar ainda mais o efeito.

“Quem quiser adotar, deve focar-se em destacar a textura, definindo as ondas e mantendo o frizz da humidade afastado”, acrescenta. “É essencial aplicar um produto para melhorar a aparência do visual, ganhando controlo e definição.”

Para ter os fios mais definidos e com maior duração, um gel ou mousse para cabelos encaracolados pode ser a escolha ideal para assegurar o formato e reduzir o frisado. O gel oferece uma fixação mais forte, enquanto a mousse dá uma definição mais leve.

Uma das vantagens é que “é incrivelmente versátil”. “Pode ser adaptado a diferentes tipos de cabelo e formatos de rosto. Quer o corte seja naturalmente encaracolado ou ondulado, ou até mesmo liso e a precisar de texturização, funciona sempre bem.”

Além disso, o comprimento mais curto, geralmente na altura do queixo ou um pouco abaixo, emoldura o rosto de uma maneira a acentuar os traços mais lisonjeiros de cada pessoa. No entanto, refere o hairstylist, deve ter em conta que os penteados encaracolados tendem a encolher, por isso, convém planear um comprimento inicial ligeiramente mais longo.

Embora precise de cuidados específicos, esta tendência é mais fácil de manter do que cabelos compridos. Isto porque facilita a lavagem, a hidratação e a secagem, além de ser mais simples de pentear e modelar no dia a dia. “Com os produtos certos, compõe-se praticamente sozinho.”

Para manter o formato e a definição, o ideal é fazer uma manutenção a cada seis semanas. Se estiver feliz com o comprimento, mas quiser manter a aparência o mais saudável possível, sem pontas duplas ou ressecadas, é aconselhado que espace um pouco mais as visitas ao salão.

O objetivo é ter um corte “que combina uma certa ousadia com sofisticação”, mas que se adapta a ambas a várias estações do ano. Ao mesmo tempo que continua o movimento crescente de aceitação e celebração dos cabelos naturais, especialmente encaracolados e crespos.

Carregue na galeria para conhecer 11 penteados que fazem qualquer mulher parecer 11 anos mais nova.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT