Apesar do que ditam as tendências, muitas vezes difíceis de acompanhar, os cortes de cabelo mais populares nem sempre são indicados a todas as cabeças. A escolha do penteado que mais valoriza determinado rosto nem sempre é fácil e torna-se mais difícil à medida que a idade avança. As normas sobre o que as mulheres com mais de 40 anos devem ou não usar fazem cada vez menos sentido, mas ainda condicionam muitas decisões.
Os especialistas na matéria defendem que o comprimento dos fios entre o médio e o longo ajuda a subtrair alguns anos combina com a maior parte das pessoas Ou seja, o oposto do que ditam as tais regras.
“Um corte que está a ser bastante pedido é o long bob”, revela à NiT o hairstylist Karlos Wendell. “Existe o mito de que a mulher não pode usar cabelo comprido a partir dos 40 anos, mas felizmente tem vindo a ser contrariado. Noto que as clientes estão mais confiantes.”
O long bob, também conhecido como lob, é a versão mais comprida do tradicional bob tradicional, mas não é menos popular. É perfeito para quem gosta de cortes retos, mas pretende um pouco mais de estilo e movimento. Segundo Karlos, “tem as pontas ligeiramente maiores à frente” e o ideal é “penteá-lo com as pontas ligeiramente inclinadas para dentro”.
E acrescenta: “É um estilo que tira algum peso à cabeleira e lhe dá algum movimento, o que faz com que os rostos que enquadram adquiram com um ar mais fresh. É uma das chaves para rejuvenescer a aparência e atualizar o visual sem fazer uma mudança radical”.
Outra vantagem desta tendência é a sua flexibilidade, podendo ser usado com uma franja maior ou menor. Muitas mulheres optam por um estilo mais repicado, que funciona melhor se o cabelo for liso ou ondulado. “As clientes entram no salão com o cabelo comprido e querem fazer um bob porque é mais versátil”, reforça. “Estão naquela transição em que se encontram indecisas entre cortar ou manter os fios mais compridos. Por não ser tão curto como os demais, optam muito por este long bob.”
Em termos de manutenção, não é um corte muito exigente: “Aconselho uma ida ao salão de dois em dois meses para manter o comprimento ideal”, diz Karlos. Para destacar as pontas alongadas, após a lavagem deve aplicar um protetor térmico e apostar na finalização com secador e uma escova redonda.
Se precisa de inspiração, carregue na galeria para ver a forma como várias mulheres apostaram no long bob.