Beleza

O hairstylist genial que faz aqueles super penteados de Olivia Rodrigo

Claytons Hawkins pretende desmontar a severidade da indústria da beleza, encarando o cabelo algo divertido.
A artista destaca-se pelo seu cabelo.

A subida ao estrelato de Olivia Rodrigo, com o seu álbum de estreia “Sour”, fez com que o seu registo angsty ecoasse em todas as rádios. No entanto, o destaque da artista enquanto breaking star não se fica apenas pelo trabalho musical. Os visuais da estrela pop suscitaram interesse sobretudo pelos seus penteados inspirados nos anos 90 e 2000.

Embora Rodrigo tenha apenas 19 anos, as referências remontam para épocas que precedem o seu nascimento. Dos rabos de cabelo que remetem para a icónica Baby Spice aos space buns entrançados, todos os detalhes são pensados ao pormenor para favorecer a jovem. Mérito do trabalho do hairstylist Clayton Hawkins, de 34 anos, um profissional que já colaborou com estrelas como Dove Cameron, Elizabeth Olsen e Maddie Ziegler. O interesse do criativo, nascido e criado na Califórnia, nos Estados Unidos, começou logo na adolescência.

“Ela é tão jovem e não quero fazer nada que a envelheça”, disse o criativo à revista “WWD”. “Quando qualquer um dos meus clientes tem um evento grande, como o primeiro Óscar, penso sempre, ‘como isto vai parecer daqui a 20 anos?’ Essas fotos serão exibidas durante 20 anos com todos os seus marcos. Quero fazer algo que envelheça bem”.

Foi esta a estratégia utilizada por Hawkins ao estilizar o cabelo de Rodrigo para os mais recentes Grammys. Na cerimónia, a artista ganhou três estatuetas com um penteado clássico e intemporal, mas com um look Y2K. Fora da passadeira vermelha, é quando o hairstylist mais arrisca com penteados que façam justiça ao espírito rebelde da cantora.

Ao lançar o videoclipe de “Brutal”, uma das músicas do seu debut, a artista contou com Hawkins para recuperar a nostalgia dos anos 90 e 2000 numa série de penteados diferentes. O estilo de Olivia Rodrigo é, sobretudo, uma estética que ultrapassa eras. “Aquela era não era sobre ser perfeita e filtrada. Era sobre ser brincalhão e ousado. Foi também uma era incrivelmente ampla e diversificada para o cabelo”, comentou em entrevista à “Vogue”.

 De um corte bob numa cor de laranja ácida às suas características tranças escondidas por uma boina, o estilo nasce de uma dupla que está a tornar a indústria da beleza mais divertida através de plataformas como o TikTok.

“Ela deixa-me brincar e experimentar coisas com o cabelo dela, mas muitas das ideias vêm diretamente dela”, acrescentou à revista de Anna Wintour. “Além disso, rimos muito. Quando se trabalha o cabelo com alegria, isso nota-se”.

Hawkins e os tutoriais de cabelo cómicos

Nos últimos anos, além de se ter tornado um marco na indústira de beleza, o hairstylist destacou-se enquanto influencer na hashtag #HairTok, o nicho da plataforma do momento que é dedicada ao cabelo. Nos seus vídeos, surge com inúmeras perucas para criar tutoriais que misturem a comédia com o caráter lúdico. Explora utensílios vintage para o cabelo, recria visuais intemporais de celebridades e brinca com uma indústria que, por vezes, se leva demasiado a sério.

Talvez, por isso mesmo, a relação entre Hawkins e a cantora do hit “drivers license” seja um sucesso. Ambos estão dispostos a abandonar essa severidade, apostando em criações mais whimsical. A sua página de TikTok surgiu como complemento ao seu trabalho principal, no início da pandemia, e o sucesso deve-se ao facto de assumir o seu lado mais estranho e aleatório.

@itsclaytonhawkins

90s BLOWOUT HACK#90sblowout #hairhack #blowouthack #beardedqueen #dragqueen #lacefront #hairtutorial #volume

♬ original sound – Clayton Hawkins

A positividade e o sentido de humor que emana naquilo que partilha reflete a sua atitude ao trabalhar com celebridades. Na mesma entrevista, acrescenta: “Estou literalmente a frisar o cabelo para um videoclipe! Isso deve ser divertido! Eu digo sempre aos meus clientes, especialmente no set: ‘Olha ao redor. Estamos todos a viver os nossos sonhos! Isso não é incrível?’ Eu consigo identificar sempre quando o glamour de alguém é feito por uma pessoa sem humor ou sem alegria”.

É certo que as músicas de Olivia Rodrigo não despertam o lado mais animado das pessoas. A probabilidade, se for fã da artista, é ter gritado enfurecida ao som de “good 4 u” ou chorado com músicas como “traitor”, mas fora do estúdio a jovem não tem medo de largar o estilo melodramático para se divertir. E Hawkins também não.

Carregue na galeria para ver alguns dos melhores penteados realizados pelo stylist para Olivia Rodrigo.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT