Beleza

O penteado ideal para casamentos que todas as mulheres conseguem fazer em 20 minutos

É muito versátil: adapta-se a vários tipos de cabelos. Mesmo quem tem pouca experiência o conseguirá fazê-lo em pouco tempo.
Uma escolha moderna e chique.

A noiva fica com a agenda virada do avesso nos meses anteriores ao casamento, mas a preparação para o grande dia também exige algum esforço das convidadas. Por um lado, não há desculpa: o aviso foi feito com antecedência para nada falhar na hora de tirar as fotografias oficiais.

A verdade é que não há volta a dar. Se tudo correr mal, o resultado desastroso ficará imortalizado e até pode virar o principal tema de conversa nos próximos tempos. “Não sei em que é que estavas a pensar quando apareceste com aquele cabelo”, vão recordar as amigas, volvidos vários anos.

Felizmente, há sempre um penteado fácil de fazer, mas impecável para usar numa cerimónia. Em 2023, uma das tendências é o cabelo com ondas (ou glam waves) e preso num dos lados com acessórios, como ganchos. Trata-se de um estilo clássico e simples, elevado através dos ornamentos.

“É um dos penteados mais são pedidos todos os anos, porque muitas mulheres não se sentem confortáveis com o cabelo todo preso”, conta NiT o hairstylist Karlos Wendell. “Em Portugal, então, é mesmo muito comum. Querem ir com ele solto, mas não a 100 por cento. Esta alternativa é um híbrido que funciona sempre bem.”

Porém, como a falta de tempo é a principal inimiga de todas as convidadas, muitas optam por abdicar da visita ao salão antes da cerimónia. Além de conseguirem dar um toque ainda mais pessoal ao visual — que demora cerca de 20 minutos a fazer —, conseguem poupar o tempo e o dinheiro que provavelmente já investiram na roupa.

A laca vai ser a sua melhor amiga.

Após a lavagem do cabelo, o primeiro passo é fazer o brushing enquanto os fios secam. A seguir, deve recorrer a um modelador de cabelo para fazer as ondas (antes pode utilizar um spray de sal, se tiver em casa). Quando terminar de fazer a ondulação, basta aplica um pouco de laca no lado que escolher prender. Por fim, pega em alguns ganchos para fixar.

Outra das vantagens deste penteado é o facto de resultar em vários tipos de rosto: “Muitas mulheres sentem que têm as orelhas grandes, então preferem optar por prender o cabelo apenas ligeiramente”, acrescenta, frisando que também dá para adaptar para cabelos curtos ou mais compridos.

Normalmente, a cerimónia prolonga-se por várias horas. Por isso, outro dos critérios exige que os fios se mantenham impecáveis durante o dia inteiro: “Não é preciso nenhum cuidado extra, a laca ajuda a manter o penteado durante muito tempo”— mesmo que passe a noite inteira a dançar.

E se for num casamento menos tradicional? É simples. Se a festa acontecer na praia, pode colocar umas flores ou outros acessórios a combinar com o ambiente. Um ambiente mais formal exige acessórios mais maximalistas e brilhantes, enquanto as mais discretas vão optar por peças simples para complementar as ondas.

Se precisa de inspiração, carregue na galeria para ver alguns exemplos deste penteado — dos mais elaborados aos mais simples, e em cabelos com vários comprimentos.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT