Beleza

O penteado para a Passagem de Ano que até as mais desajeitadas vão conseguir fazer

Se ainda não sabe o que fazer ao cabelo, não desespere. A NiT falou com um hairstylist e descobriu um que se faz em três passos.
Rosie Huntington-Whiteley é fã do estilo.

A enorme profusão de visuais que surgiu na passadeira vermelha dos Óscares, em março, acabou por funcionar como uma amostra das maiores tendências de beleza do ano. Chegados a dezembro, mantém-se a aposta no estilo dominante na primavera. Do coque clássico de Sienna Miller à versão espetada de Lily James, os penteados com gel e laca continuam a dominar os looks festivos.

À medida que o Ano Novo se aproxima, as reservas nos cabeleireiros multiplicam-se. Se a roupa já está planeada há muito, o mesmo nem sempre acontece com o resto do visual — a maquilhagem é feita no momento e o cabelo acaba por ser deixado para segundo plano. Resultado: conseguir uma marcação de última hora acaba por se revelar uma missão impossível.

Entre os penteados mais pedidos para as festas de Natal, há um que vai voltar a ser recuperado para a Passagem de Ano. Comece a treinar: o cabelo puxado para trás com gel é uma das apostas mais procuradas para o final de 2023, garante à NiT o hairstylist Karlos Wendell. “Tenho recebido muitas mulheres no salão com esse pedido.”

Um dos motivos do sucesso, além da influência de nomes como Camila Morrone ou Kylie Jenner, é o facto de ser prático e eficaz. As mulheres mais inseguras podem ir a um salão, mas pode poupar tempo em deslocações e recriar o visual em casa sem precisar de grandes acessórios.

O primeiro passo é secar o cabelo para ficar bem liso e sem qualquer vestígio de humidade. A seguir, deve “aplicar o gel em camadas para ficar bem fixo e o penteado não desmanchar”, sublinha o especialista. Quanto ao produto, deve optar por um com efeito fixante “bem forte”.

Terminada a aplicação e após uns minutos de espera, é altura de recorrer novamente ao secador. Mas tenha cuidado: a ferramenta térmica deve estar regulada na temperatura média e deve ser mantida a cerca de 15 a  20 centímetros dos fios. Para finalizar deve aplicar uma pequena porção de laca (para conferir maior durabilidade).

“É um penteado que fica bem a quase todas as mulheres. É prático, chique e dá para usar com qualquer roupa”, diz. “Pode levá-lo para um evento mais formal, como uma gala, festa ou para um hotel, ou até para algo mais informal. Aí também depende do coordenado que escolher.”

O resultado prolonga-se por 24 horas, ou seja, não será necessário retocar o penteado ao longo da noite. A durabilidade é outra das vantagens deste penteado: os fios irão manter a forma inicial, mesmo que dance a noite toda.

“Nas mulheres a partir dos 40 anos, só puxo com gel as partes laterais e, em cima, ponho laca para dar mais volume. Puxo-o para trás na mesma, mas deixo mais cheio para dar um ar mais clássico às senhoras”, explica o hairstylist.

Na parte de trás, pode ser criativa.

A alternativa que (também) é um sucesso

Se não se sente confiante para apostar no gel, a segunda sugestão de Karlos é uma tendência igualmente prática. Falamos do rabo de cavalo mais subido, com o cabelo ondulado e dividido ao meio. “É algo simples, mas que está no auge.”

“Se o quiser usar todo para trás, pode dividir em duas partes”, explica. Embora muita gente deixe as repas na parte da frente, também há a opção de as deixar para trás. No caso do rabo de cavalo, deve sempre ficar o mais para cima possível.

As vantagens são as mesmas. Além de durar ainda mais tempo do que o primeiro penteado sugerido, favorece rostos de todos os formatos e idades. Ainda assim, “está a ser mais usado por mulheres mais jovens”, que procuram uma imagem mais moderna.

“Muitas das clientes que usaram o cabelo com gel no Natal, agora vão optar pelo rabo de cavalo. E o inverso também vai acontecer. As muitas influencers também optam muito por este tipo de penteados e as seguidoras estão atentas”, conclui.

Se quiser dar um toque ainda mais único ao seu look, a Zara lançou em novembro a sua primeira linha de produtos capilares. Trata-se de “maquilhagem para o cabelo” que pretende dar aos cabelos um look divertido e cheio de glitter para as noites festivas.

Carregue na galeria para ver exemplos de vários penteados que são um sucesso nesta altura do ano.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT