Com os dias mais quentes, chegam as primeiras selfies na praia, as marcas de swimwear recebem novas coleções e os raios ultravioleta ficam mais fortes. E, sabemos que já leu, viu e ouviu isto várias vezes, mas maioria das pessoas continua sem saber escolher o protetor solar indicado para a sua pele, não aplica a quantidade suficiente ou usa-o de forma irregular.
Outro problema é que, em muito casos, os portugueses não estão familiarizados com os vários tipos que existem — logo, não conseguem escolher o mais indicado para quem tem pele sensível, seca ou mista. Geralmente, a escolha limita-se ao spray, loção, creme ou bastão.
Existe uma quinta opção que se tornou popular nas redes sociais ao longo das últimas semanas. Falamos do protetor solar em mousse, ou seja, semelhante a uma espuma de barbear ou chantilly, se preferir. Ideal para quem procura uma sensação diferente, destaca-se pela textura leve e arejada.
O fenómeno começou com um produto que se tornou rapidamente viral. O Classic Whip SPF 50, da marca Vacation, é um favorito de culto que, desde que chegou ao mercado pela primeira vez, em 2022, tem vindo a sair da bolha graças às centenas de milhares de visualizações que soma nas redes sociais. Está à venda online por 19,95€.
“O formato deste protetor solar é tão giro. Sei que isso não tem nada a ver com a fórmula em si, mas fez-me genuinamente querer aplicá-lo todos os dias, simplesmente porque era divertido. E isso não é ótimo?”, explica a editora da revista norte-americana “W Magazine”, Che Baez.
“O produto é muito leve, por isso, se tem a pele mais oleosa, é para si. Foi aplicado rapidamente, o que é exatamente o que eu preciso quando estou a correr para ir para a rua.”
@vivianyunn Replying to @MayathePariah applying this in real time for you guys ❤️ #sunscreentips #sunscreenrecommendation #whippedsunscreen #spf #skincare @Vacation Inc.
O protetor surge numa pequena lata com uma pequena válvula, que produz pequenas montanhas de espuma escorregadia ao ser apertada. Geralmente, o frasco deve ser agitado antes de usar para garantir que os componentes ficam bem misturados. Como sai em porções doseadas, também evita o desperdício.
No final, deve ser espalhada rapidamente, uma vez que a espuma começa a fundir-se ao entrar em contacto com o calor do corpo. E, como pode parecer volumosa, mas contém menos filtro ativo do que aparenta, a quantidade recomendada é de cerca de uma colher de chá para o rosto.
As opções mais populares são feitas com uma mistura de água, ceras e óleos com propriedade positivas, entre eles aloé vera, vitamina E e óleo de karité. Esta fórmula deixa uma sensação menos oleosa e tem absorção mais rápida, aumentando o conforto de quem usa.
Por um lado, a textura ultraleve não só facilita a aplicação, como se espalha de forma suave e uniforme pela pele e a fórmula aerada penetra mais facilmente na pele. Por outro, dá uma sensação de frescura e leveza na pele, sobretudo quanto as temperaturas altas assim o exigem.
Carregue na galeria para conhecer as nossas sugestões de protetores solares feitos para o cabelo.