Apesar de os 50 serem os novos 30 e as mulheres aceitaram cada vez mais os sinais da idade, a verdade é que há sempre uma força maior que as leva a querer adiá-los e, se possível, evitá-los. Cremes anti-rugas, tratamentos para puxar a pele e tantos outros procedimentos são usados para manter o aspeto jovem e refletir o espírito que as mulheres querem manter.
Compreendendo esta vontade, a marca espanhola Freshly Cosmetics trabalha para oferecer os benefícios dos ingredientes naturais na pele e também no cabelo, mas afasta-se da premissa do anti-ageing, apostando por sua vez no well-ageing (envelhecer bem, em português).
Resultado disso é a mais recente novidade da empresa de cosmética, o sérum Phoenix Aura (39€). Um produto que contém uma alternativa vegetal ao retinol para controlar os sinais da idade. Este é composto em linha com a marca por uma combinação de ativos naturais e de origem vegetal que são uma alternativa a este tão aclamado ingrediente.
O sérum tem a sua composição aquilo a que a marca chamou de Freshly Vegan Capsule x10 — uma tecnologia criada pela empresa que permite a penetração em profundidade dos cinco ingredientes essenciais para o cuidado da pele: ergotioneína, o matsutake, a ribose, o bakuchiol e o kangaroo paw. Estes são responsáveis por reparar e prevenir o envelhecimento, melhorando as funções celulares e a expressão epigenética, o que resulta numa pele mais preenchida e suave logo após as primeiras aplicações.

A elasticidade e firmeza tornam-se também visíveis com uma melhoria de até 66 por cento, com uma redução das rugas visível e menos linhas de expressão até 78 por cento. Da combinação do poder da natureza com o conhecimento científico nasce assim o Phoenix Aura, que pela sua composição não-reativa à luz solar, pode ser aplicado de manhã e à noite. Este sérum atua ainda na produção natural de colagénio e ácido hialurónico e tem um impacto de 90 por cento na secura e luminosidade da pele.
Uma marca que defende o bem-estar e o ambiente
A mãe de Miquel Antolín inspirou o jovem catalão a abordar a cosmética sustentável e natural e este transformou uma tese de mestrado num negócio mundial de sucesso. Foi desta forma que a ideia da Freshly Cosmetics surgiu e levou à sua criação em fevereiro de 2016. Miquel juntou-se a mais dois jovens engenheiros, Mireia Trepat e Joan Miralles, e juntos construíram a marca que traz para o mercado produtos vegan para a pele e o cabelo, formulados com 99 por cento de ingredientes e ativos naturais.
Além da preocupação com a composição dos produtos, a sustentabilidade das embalagens foi pensada ao pormenor, com aposta em materiais mais amigos do ambiente, como o alumínio e vidro. A marca conta ainda com estratégias de venda elaboradas de forma a reduzir a pegada carbónica.
“Acreditamos num futuro com uma cosmética menos poluente e com resultados eficazes, de origem natural e vegetal. Pretendemos partilhar o nosso trabalho diário e resultados com a disseminação de informação verdadeira, principalmente através de social proof e da experiência dos nossos clientes”, adianta Inês Mestre, especialista de marketing da marca no mercado português.
Hoje, a Freshly Cosmetics conta já com mais de 200 colaboradores e uma oferta diversificada onde se inclui maquilhagem, produtos para os miúdos e animais, além de vários acessórios amigos do ambiente. A vertente social faz também parte do seu ADN. Nos seis anos de existência, já plantou mais de 300 mil árvores no Zâmbia e Brasil, colaborou no acesso à água potável para populações do Burkina Faso e contribuiu com mais de 100 mil euros para diversas associações ligadas à luta contra o cancro.