Beleza

O truque para acabar com o temível duplo queixo nas selfies

É o pior pesadelo de quem passa os dias a tirar fotografias a si próprio, mas há uma técnica aprovada pelos profissionais que resolve o assunto.
Olha o pêssego!

Estava tudo perfeito: o cabelo, as roupas, até o cenário de fundo. Um toque no botão e assim que olhámos para a foto, está tudo arruinado. O duplo queixo volta a atacar.

É um problema de primeiro mundo, é certo, mas um daqueles tão irritantes que acaba por nos obrigar a tirar fotos sem fim ou a enfrentar de vez aquela protuberância que está a crescer por baixo do queixo. No pior dos cenários, o duplo queixo nem sequer existe — mas lá aparece ele sempre nas fotografias.

Esse é um problema que a fotógrafa Renata Cesar conhece muito bem. A norte-americana é a autora do projeto Art of Being Photographed ou a Arte de Ser Fotografado, e ajuda centenas de pessoas a aprenderm a posar para a foto perfeita.

Ao “The Daily Mail”, a especialista abordou a melhor forma de evitar estes pequenos falhanços fotográficos. Pelo caminho, revelou a existência de uma técnica simples e fácil e que promete ajudar-nos a acabar de vez com o flagelo do queixo indesejado.

Chama-lhe a Técnica do Pêssego e revela a própria que já apanhou inúmeras celebridades em flagrante, de Reese Witherspoon a Kim Kardashian.

A técnica é infalível e ajuda a eliminar o duplo queixo nas duas situações: quer ele exista ou seja apenas uma espécie de ilusão de ótica das selfies.

“[O truque passa por] não ter o queixo na posição em que o temos durante todo o dia. Devemos empurrá-lo para a frente, num pequeno arco, como se tivéssemos um pêssego aninhado debaixo do queixo”, explica.

Está a ver onde fica o pêssego imaginário?

“Dessa forma está a separar fisicamente o queixo do pescoço, de forma a evitar o efeito de acumulação”, sublinha. “Dado que há uma maior distância entre a face e o pescoço, as câmaras olham para elas como duas superfícies distintas.”

Este exercício, explica Renata Cesar, ajuda a que a mandíbula “aparente estar mais delineada” e torna o pescoço “mais adelgaçado”. “Vai reparar que o queixo vai refletir uma pequena sombra, o que ajuda a dar uma sensação de que está mais magro.”

“Mover a cara em direção à câmara é sempre mais lisonjeiro numa fotografia. Torna a cabeça e os nossos ombros relativamente maiores do que são na realidade, quando comparados com o resto do nosso corpo”, diz sobre outro truque para ajudar a roubar uns quilos a mais numa fotografia.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT