Das máscaras faciais ao conceito de limpeza dupla, há muito que a indústria da beleza ocidental importa os ensinamentos sul-coreanos. O conceito de K-beauty, que defende de rotinas com várias etapas e o uso dos melhores ingredientes tornou-se uma presença assídua nas redes sociais — e os produtos são autênticos fenómenos de vendas.
O principal atrativo destas propostas reside nas suas fórmulas inovadoras, na extensa variedade disponível e na promessa de uma tez jovem e “sem imperfeições”. As fórmulas já se estabeleceram como bestsellers no Ocidente, tornando a Coreia do Sul um destino de eleição para quem busca a famosa “pele de porcelana”.
Em Portugal, estas propostas estão disponíveis no primeiro espaço física dedicado ao skincare coreano em Portugal, que abriu no início de setembro. Situada no interior do Centro de Terapias Chinesas, uma empresa familiar com mais de 30 anos de existência, a loja encontra-se próxima do Marquês de Pombal, em Lisboa.
Com cerca de cinco mil produtos, a oferta é também “uma das mais completas no mercado”, segundo Wenqian e Diana Chen, a mãe e filhas responsáveis pelo espaço. Logo após a inauguração, receberam recomendações de marcas da Embaixada da República da Coreia em Portugal.
Atualmente, o catálogo da loja inclui oito etiquetas, sendo sete delas sul-coreanas — Beauty of Joseon, COSRX, Skin1004, Innisfree, Mizon, The Saem e Anua — e uma marca japonesa, Hada Labo, que também tem conquistado cada vez mais popularidade nas redes sociais.
Para quem está a descobrir este universo pela primeira vez, saber por onde começar e como escolher os produtos certos pode ser desafiante. Para facilitar esta missão, as fundadoras do espaço revelaram à NiT os 10 cosméticos mais vendidos no nosso País, para várias necessidades.
“O que todos têm em comum é que são feitos a partir de ingredientes mais naturais como baba de caracol, gingseng, centella ou arroz, que são mais eficazes e menos prejudiciais para a pele a longo prazo”, explica Diana, apontando que se trata de uma lacuna em vários cremes farmacêuticos.
Os benefícios — como ajudar a tratar problemas como acne, controlar a oleosidade, camuflar os sinais de envelhecimento ou promover a hidratação — são transversais a produtos como cremes de rosto, tónicos, séruns ou águas micelares, por exemplo. Apesar da diversidade, alguns aromas podem ser bastante intensos para os consumidores mais sensíveis.
Além disso, a fundadora acrescenta que os clientes procuram estas alternativas também pela inovação. “Só recentemente é que algumas marcas ocidentais começaram a produzir estes produtos, devido à influência das rotinas de skincare asiáticas”, sublinha.
Cosméticos como o óleo de limpeza, que faz parte da rotina conhecida no mundo da K-Beauty como double cleansing, ou a máscara de colagénio da Biodance, que ficou viral no TikTok, são dois dos exemplos. No segundo caso, é famoso por desaparecer rápido, ficar transparente e dar um aspeto mais radiante ao rosto.
Além disso, a loja disponibiliza consultas express gratuitas com a duração aproximada de dez minutos, onde se aconselham rotinas personalizadas que tratam a origem dos problemas de pele. Os profissionais têm uma vasta experiência com métodos tradicionais asiáticos.
Leia também este artigo da NiT sobre a primeira loja de cosmética sul-coreana em Portugal para conhecer melhor a sua história e conceito.
Carregue na galeria para descobrir os 10 artigos de skincare coreana mais vendidos em Portugal, com preços a partir dos 23,99€.