Beleza

Os cuidados que todas as mulheres precisam de seguir para se sentirem confiantes

A 28 de maio celebra-se o Dia Internacional da Saúde Íntima da Mulher. Lactacyd quer pôr-nos a falar sobre este tema tão importante.

A higiene é um tema que ocupa grande parte da nossa rotina diária, mas que também nos causa muitas dúvidas e preocupações. Sobretudo se estivermos a falar de cuidados íntimos. Por constrangimento ou falta de informação, quase metade das mulheres portuguesas desconhece a importância de uma higiene íntima adequada, apesar de ela ser essencial para nos sentirmos confiantes e bem connosco próprias.

Foi precisamente para desmistificar este assunto que nasceu o Dia Internacional da Saúde Íntima da Mulher, celebrado a 28 de maio. Esta data é marcada por várias campanhas de sensibilização para o tema — até porque familiarizar-se com a saúde íntima é o primeiro passo para entender melhor as diferenças entre a sua rotina de higiene comum e a necessidade de cuidados redobrados na sua rotina de higiene íntima diária.

Cuidar da zona íntima é, por isso, fundamental para prevenir problemas e se sentir sempre confiante no seu dia a dia. Uma vez que não está sozinha, falar de intimidade e esclarecer todas as suas dúvidas é o objetivo da Lactacyd, especialista na higiene íntima diária das mulheres.

Por que devo ter cuidados redobrados com a minha zona íntima?

Primeiro, importa perceber porque é que afinal a nossa zona íntima é tão diferente do resto do nosso corpo. A resposta é simples: a zona íntima feminina é uma parte do corpo super sensível a todos os fatores que possam contribuir para alterar o seu equilíbrio natural. O seu pH, quando é saudável, contém bactérias boas e más. Habitualmente, as bactérias boas, os lactobacilos, predominam e mantêm o pH vaginal levemente ácido, entre 3,8 a 4,5.

No entanto, ao longo da vida, as mulheres passam por diferentes fases que podem levar a que as bactérias más se desenvolvam em quantidade excessiva, levando a um pH vaginal mais alcalino. Falamos, por exemplo, da pílula, da atividade sexual, do exercício físico e transpiração, das alterações hormonais na gravidez, da menstruação ou menopausa, do uso de tampões ou pensos higiénicos.

Por isso mesmo, o gel ou o sabonete com que toma regularmente banho não são adequados à sua zona íntima. Estes produtos têm geralmente um pH mais elevado e contêm agentes alcalinos irritantes, como sabão, que podem perturbar o equilíbrio natural da zona íntima.

O resultado é uma diminuição da sua proteção natural, tornando a zona íntima mais vulnerável a problemas e irritações. Lavar apenas com água também não é suficiente. Apesar do seu efeito de limpeza, a água não protege o equilíbrio natural do pH da zona íntima.

Porque preciso de um produto de cuidado íntimo específico para esta zona?

As fórmulas de um gel íntimo Lactacyd, contêm Ácido Láctico Natural que ajuda a equilibrar diariamente o pH natural da zona íntima, enquanto também têm outras funções associadas, como a hidratação ou a proteção, através de ingredientes de origem natural, também presentes nas formulações.

O pH dos produtos da Lactacyd é mantido pelo ingrediente principal da gama – o ácido Lático Natural. É este ácido que ajuda ao equilíbrio do pH natural da zona íntima, promovendo o ambiente adequado ao desenvolvimento desta barreira protetora. Desta forma, ao usar Lactacyd diariamente, está a proteger o equilíbrio da sua zona íntima, ao mesmo tempo que a limpa e refresca. Melhor: os produtos Lactacyd são isentos de sabão e têm um pH adaptado à zona íntima e a cada fase da vida da mulher.

Para um cuidado diário preventivo, pode utilizar, por exemplo, Lactacyd Íntimo ou Lactacyd Precious Oil. No entanto, se sofre de infeções vaginais recorrentes ou imunidade comprometida, diariamente deve utilizar o novo Lactacyd Pharma Prébioticos, o primeiro gel para a higiene íntima com prebióticos que fortalece a microflora natural, ao mesmo tempo que restaura e mantém o equilíbrio íntimo, através da sua formulação suave para o microbioma.

Se está numa fase específica da sua vida, pode precisar de um Lactacyd com um ingrediente extra para ajudar a completar as suas necessidades especificas. Se está grávida, na fase pós-parto ou a tomar um antibiótico deve experimentar o Lactacyd Pharma Antisséptico.

Se, por outro lado, está na menopausa ou sente secura vaginal, utilize o Lactacyd Pharma Hidratante. Sempre que sentimos a pele mais sensível ou em caso de alguma alergia, devemos optar pelo Lactacyd Pharma Sensitive. E, em caso de infeção vaginal, o Lactacyd Pharma Suavizante ajuda a aliviar os sintomas de infeção, devendo ser utilizado como um coadjuvante ao tratamento.

Encontra-os à venda em farmácias e parafarmácias de norte a sul do País (e Ilhas) e pode conhecê-los melhor em lactacyd.pt.

A seguir, carregue na galeria para conhecer as melhores soluções para a sua zona íntima.

Este artigo foi escrito em parceria com a Lactacyd.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT