Beleza

Pele impecável? Fernanda Serrano partilha a sua simples e eficaz rotina de beleza

Aos 48 anos, a aparência da atriz é irrepreensível. A NiT falou com a estrela sobre os cuidados que tem com o seu rosto.
Exige poucos passos, mas alguma disciplina.

Uma rotina de beleza é um ritual muito pessoal, pelo que não há uma única forma correta de cuidar do nosso rosto. Fernanda Serrano, de 48 anos, é um dos nomes mais conhecidos da televisão portuguesa e, também ela, encara o mundo do skin care como algo essencial para o seu bem-estar. Por trás da sua aparência jovial e beleza natural, há vários hábitos que mantém diariamente.

Embora tenha sido no mundo da representação, sobretudo das novelas, que a atriz construiu o seu currículo invejável, não foi esse o seu ponto de partida. Aos 15 anos iniciou-se na carreira de modelo e continua a ser um dos membros mais antigos da Elite Models.

Foi nessa fase da carreira que a preocupação com o rosto começou a fazer parte do seu dia a dia. Passou “só a cumprir os ‘mínimos olímpicos’ de nunca dormir maquilhada, limpar sempre bem a pele e [usar] creme hidratante”. Estes três passos, essenciais para qualquer rotina, continuam a ser uma tradição que mantém até hoje.

Apesar desta continuidade, há outro fator a ter em conta, o nosso tipo de pele. “Já passei por todos. Em miúda, [a pele] era oleosa. Quando fui submetida a um protocolo clínico duro, há 14 anos, ficou muitíssimo seca, devido à exposição a fármacos e químicos agressivos”, conta à NiT a atriz. “Atualmente, estou numa fase entre mista e seca, que prefiro. Gosto de ver a pele mate. Não é o look que mais se usa, mas é o que eu gosto”.

Pouca maquilhagem, muita água

Consciente do tipo de produtos que deve utilizar — adequados ao estado da sua pele — opta por se manter consistente. A sua relação com a beleza torna-se saudável por não descuidar dos passos que se propõe a seguir. Seja ao acordar ou antes de se deitar, não abdica do momento em que pode dedicar toda a atenção ao seu rosto.

Ainda assim, conjugar uma rotina de beleza assídua com uma vida profissional tão ativa é um desafio. Muitas mulheres sentem esse problema e, no meio da azáfama, acabam por não se manter consistentes. No entanto, a atriz descreve-se como sendo “muito rigorosa na limpeza da pele e nos cremes” que usa.

Começa por limpar sempre a pele com água micelar, mesmo que não use maquilhagem, para depois passar por água. Só depois é que aplica o creme hidratante. Seja qual for o momento, contudo, é a água fresca — e a sensação de limpeza inigualável — que a estrela da televisão não resiste a recomendar. “Assim que acordo e antes e depois do duche, passar sempre água fresca na cara”, diz.

Quanto aos produtos utilizados, deu por si a experimentar a nova linha da Rituals e não se cansa dela. Destaca-se o creme hidratante “The Ritual of Namaste”, de 29,90€. A mesma gama apresenta uma água micelar de 12,90€ que promete limpar, tonificar e eliminar as impurezas, juntamente com a maquilhagem.

No entanto, Fernanda revela: “Nunca fico muito tempo com a mesma marca. Vou sempre mudando, porque assim é sempre uma novidade para a pele”.

“[Tento] fugir a make up sempre que a minha profissão permite. No meu dia a dia e do alto dos meus 48 anos, nunca uso nada de maquilhagem. Só creme hidratante e rua”, conta. “Bebo muita água sempre e fujo a sete pés de área condicionados. A minha pele e voz agradecem. E viver no campo. But that’s a secret”, brinca.

Além disso, é acompanhada por um dermatologista. É seguida pela clínica My Moment, situada no número 81F da Alameda dos Oceanos, em Lisboa: “têm ótimos profissionais e como sou muito cautelosa com tudo, lá tenho toda a segurança nos tratamentos e soluções propostas”.

Do sorriso contagiante aos visuais marcados pela simplicidade, pode-se dizer com assertividade que Fernanda Serrano é uma das mulheres mais bonitas que vemos no pequeno ecrã. Trata-se de uma beleza descomplicada que, devido ao equilíbrio entre a preocupação e um certo minimalismo, se revela eficaz.

Carregue na galeria para ver alguns dos melhores looks de beleza da atriz.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT