Beleza

Peruca ou extensões? O mistério do novo cabelo comprido da fadista Mariza

A cantora surgiu irreconhecível nos últimos dias nas redes sociais. A NiT falou com um especialista sobre a transformação.
A artista tornou-se numa pessoa diferente.

Mariza voltou a mostrar o seu famoso estilo camaleónico. Numa série de imagens publicadas no Instagram este sábado, dia 17 de setembro, a fadista abandonou a sua imagem de marca. O cabelo curto foi substituído por um penteado mais comprido e uma franja. “Se me vissem assim na rua, reconheciam-me?”, questionou os seguidores.

O novo look está a gerar muita discussão. Enquanto muitos dos seus seguidores acreditam que a artista colocou extensões, os mais céticos afirmam que se trata de uma peruca. O cabelo tem um degradê de cor da raiz até as pontas, uma espécie de balayage de descoloração. Mariza afastou-se do penteado mais agressivo que costuma ter por uma proposta mais romântica e suavizada, semelhante ao estilo usado durante vários anos pela atriz Elizabeth Olsen ou Marianne Faithfull, nos anos 60.

Mesmo com o seu cabelo icónico, um pixie platinado, a fadista sempre aproveitou as oportunidades para variar a sua imagem. Mais curto, mais comprido, com um side cut, enfim. Tudo foi mudando. Incluindo as cores. Porém, desta vez, a diferença foi realmente mais notória.

Não é fácil identificar a olho nu se estamos a falar de uma peruca. Ainda assim, o cabeleireiro Pedro Ribeiro, do salão Além, dissipou as dúvidas: “É uma peruca de cabelo natural. Aplica-se e fica com um novo visual, mas não é estático. Ela colocou para a sessão de fotografias e depois tirou”, explica à NiT.

O corte característico de Mariza não tem comprimento suficiente para colocar ou esconder os nós das extensões — teria que ter o cabelo pelo tamanho do queixo. De acordo com o especialista, e embora alguns profissionais o façam, é quase impossível conseguir este objetivo. “Neste contexto, não podem ser extensões, porque se notaria a união entre o cabelo dela e as extensões”.

Na própria descrição da imagem, a fadista deixa a dúvida no ar. “Por vezes, mudamos tanto por dentro que precisamos de uma mudança por fora… ou não”, escreveu. Apesar de se manter fiel a uma imagem tão própria, não é a primeira vez que recorre a perucas para alterar o visual. É uma escolha popular em mulheres com o cabelo curto, que querem um visual novo, sem “nenhum remendo”.

Outra mudança de visual da cantora, em 2021.

Uma peruca semelhante à utilizada pela cantora de “Chuva” custa entre 500€ e 1500€. Um dos fatores que podem torná-la mais cara é o facto de ser ou não uma lace-front — com uma base de renda pura que passa sobre o couro cabeludo — ou hard front, no caso da franja.

“O que acaba por fazer a grande diferença no visual é que, enquanto figura pública, estamos habituados a ver todas as características da Mariza”, destaca Pedro. A linha do queixo, do maxilar e do pescoço deixam de estar em destaque e a estrutura da cara muda completamente

E acrescenta: “O framing dos cabelos faz com que ela tenha um rosto mais redondo. Se fosse sem franja, teria uma cara mais esguia, mas ela optou por um corte comprido com franja”.

Carregue na galeria para ver a forma como o cabelo de Mariza tem vindo a acompanhar a sua imagem pública ao longo dos anos.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT