Beleza

[PH]ACT: os novos champôs sólidos portugueses respeitam o pH natural do cabelo

A marca foi lançada por Maria Lourenço, que viu no tempo livre do confinamento uma oportunidade para se dedicar ao seu sonho.
Também vende caixas de cortiça.

Os tempos livres entre confinamentos obrigatórios no nosso País deram a Maria Lourenço, de 28 anos, mais disponibilidade para se dedicar aos projetos que tinha guardados na gaveta. Nos últimos tempos, sentiu uma consciencialização de que a mudança é necessária no mundo da cosmética, motivada pela necessidade de reduzir a quantidade de plástico e resíduos que são gerados pela mesma. 

Assim, a 9 de março, lançou a [PH]ACT com base em três grandes pilares: a sustentabilidade, a transparência e os factos. O mote, explica, é o verbo “cuidar” — “de ti, dos outros, do hoje e do amanhã”. O primeiro lançamento desta nova marca portuguesa são champôs e um condicionador sólido que respeitam o pH natural do cabelo e couro cabeludo e que vão ao encontro das necessidades de cada um.

Segundo a fundadora, além das barras sólidas pH 5, serão também lançados em breve outros produtos que se refletirão em “verdadeiras experiências”. 

Desenvolvida em plena pandemia, a [PH]ACT assenta no propósito de cuidados pessoais de forma transparente e sustentável, sem sacrificar a performance. A ideia é permitir aos consumidores um consumo mais ético sem comprometer não só a qualidade que esperam para os seus produtos de beleza, mas também o bem-estar do planeta.

[PH]ACT
Está tudo à venda na loja online.

“Hoje em dia, com a quantidade de informação a que somos expostos, é normal sentirmo-nos perdidos. A pressão para tomarmos as melhores decisões e fazer o que está ‘certo’ é tanta que acaba, muitas vezes, por criar frustração. O que realmente importa é fazermos melhor hoje do que fizemos ontem. Acredito na abordagem à sustentabilidade de forma positiva, sem julgamentos, transparente e acessível. E, foi assim que nasceu a [PH]ACT”, conta a fundadora.

Para testar o desenvolvimento dos produtos, pediu ajuda a familiares e amigos que “dificilmente se converteriam a esta mudança”. O que queria era garantir que a experiência não era, para eles, menos agradável ou fácil do que aquela que se tem ao usar um champô tradicional.

Ao mesmo tempo, teve o apoio de Catarina Barreiros, uma fã assumida de champôs sólidos e especialista em todos os temas de sustentabilidade que é seguida por mais de 72 mil pessoas na sua conta de Instagram. “Acompanhou este projeto desde que era uma ideia e experimentou logo os primeiros testes, dando sempre também o seu feedback de forma a melhorarmos e chegarmos aos produtos finais que temos hoje”, continua Maria.

O packaging é feito de papel reciclado certificado pelo FSC e todas as encomendas são enviadas sem plástico, usando a menor caixa possível com um mínimo de 70 por cento de material reciclado e seladas com fita de papel sem solventes. Por fim, de forma a reduzir a pegada de carbono, a entrega da encomenda é 100 por cento carbono neutro.

Maria Lourenço licenciou-se em Economia pelo ISEG e mais tarde tirou o Masters in Management com especialização em Marketing pela NOVA SBE. Sobre o novo projeto, acredita que “o fundamentalismo assusta e afasta as pessoas. É importante todos percebermos que conseguimos fazer a diferença e as nossas ações têm realmente impacto, por mais pequenas que possam parecer. Lançar uma marca sustentável só fazia sentido com esta visão: transparente, positiva e conveniente”.

Em tempos de pandemia, tudo se torna mais complicado, mas o tempo livre extra também pode ser uma oportunidade. A ideia já existia antes, mas “nunca passou para o papel” por causa das dificuldades e processos burocráticos necessários ao desenvolvimento de produtos cosméticos, do investimento inicial e, sobretudo, pela falta de tempo. “A pandemia veio dar-nos uma lição a todos. Pararmos para pensar naquilo que realmente acreditamos e nos faz felizes. Por isso, neste caso, só veio antecipar a concretização deste sonho”, acrescenta Maria.

Todos os produtos da [PH]ACT estão à venda na loja online com preços entre os 12,95€ e os 14,95€, mas também pode seguir a marca no Instagram para se manter a par de todas as novidades. A seguir, carregue na galeria para ficar a conhecê-los melhor.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT