Os cabelos com um aspeto natural são tendência e vão manter-se no topo das preferências em 2023. Das texturas às colorações, os visuais têm evitado produções demasiado artificiais. No entanto, a indústria não é homogénea e existe uma corrente popular entre a geração Z que procura exatamente o oposto.
Chama-se print hair (ou cabelo estampado, em português) e implica a criações padrões ou desenhos no couro capilar. Quando pensamos que é impossível inovar, as formas das pessoas se expressarem através do visual continuam a surpreender graças a ideias inusitadas. Neste caso, os cabeleireiros usam uma técnica de coloração para desenharem flores, corações e outras figuras no couro cabeludo dos clientes.
“Faço muitas análises de tendências e cada uma aposta num arquétipo de pessoa. Este exemplo de nicho está a ficar cada vez mais comum entre um determinado público lisboeta. Muitas pessoas até aos 25 anos já a adotaram”, conta à NiT o hairstylist Márcio Machado, finalista da versão brasileira do reality show “The Cut”.
A coloração pode ser feita em cabelos longos, aproveitando todo o comprimento dos fios, ou apenas numa parte rapada. Em muitos casos, os clientes — tanto do sexo feminino como masculino — optam por raparem o cabelo na totalidade, em busca de um look mais andrógino.
As tonalidades fantasiosas são a principal característica deste fenómeno bizarro, que não deixa de fora nenhuma cor do arco-íris. Porém, um dos estampados mais populares e que está na base da tendência, apenas usava dois tons neutros. Falamos do cabelo com estampado leopardo.
Quando Donatella Versace colocou o modelo João Knorr a desfilar com o penteado na apresentação da sua coleção para a estação fria de 2019, na Semana da Moda de Milão, poucos conheciam a tendência. A designer italiana inspirou-se no felino de pele amarelada, com manchas negras, e pouco depois, o estampado capilar passou das passarelas para as ruas.
Nos palcos, também existem vários nomes a contribuir para a popularidade do print hair. O cantor J Balvin foi uma das primeiras personalidades a aderir, mas a artista brasileira Anitta também usou uma peruca que replica o estilo quando atuou em Portugal, no Rock in Rio de 2022.
O hairstylist Márcio Machado, que trabalha no salão Art.Z, em Lisboa, esclarece ainda que esta coloração “não tem manutenção” possível. Faz-se uma vez, o desenho acaba por desbotar e os fios voltam a ficar loiros, visto que é necessário fazer uma descoloração. Só quando o cabelo fica sem cor é que o profissional pode desenhar as figuras pedidas pelo cliente. Um truque para manter o estampado final durante mais tempo passa por usar água fria para lavar o couro cabeludo.
Quanto aos valores, dependendo do desenho, podem variar entre os 50 e os 100 euros, revela o cabeleireiro Karlos Wendell, que desenvolve várias criações deste género. No entanto, o melhor é contactar um especialista para avaliar as dimensões em questão.
Se este estilo pouco consensual despertou a sua curiosidade, carregue na galeria para descobrir como pessoas com diferentes tipos de cabelo adotaram o print hair.