Beleza

Sim, existe um perfume para usar só no cabelo (cheira a mel e até hidrata os fios)

Aqui está a salvação para o cheiro a fritos ou a fumo na cabeça. Como bónus, também têm um efeito hidratante e antifrizz.
Sabe quais são as diferenças?

Amoras silvestres, flores coloridas e o cheiro sempre presente do mel. Negin Mirsalehi, que faz parte da sexta geração de uma família de apicultores, cresceu a ajudar o pai a cuidar das suas abelhas. Quando lançou a sua marca de cosméticos, Gisou, a neerlandesa de 35 anos, sabia que queria inspirar-se nestas memórias especiais.

Os motivos por trás do sucesso da sua linha de beleza não se resumem aos aromas únicos nem aos frascos sofisticados. Entre vários produtos de sucesso, há uma proposta que se tem distinguido das demais entre os seguidores da influencer (e não só). Falamos de um perfume que, curiosamente, não foi criado para ser usado nos pulsos, na nuca ou na parte de trás das orelhas —, mas para dar cheiro ao cabelo.

A fragrância Honey Infused está à venda no site da Sephora por 38,99€ (50 mililitros) ou 73,99€ (100 mililitros). Logo que se abre a página, o símbolo “hot on social” salta à vista, ou seja, a referência da retalhista aos produtos mais virais nas redes sociais. É muito provável que, mesmo sem saber do que se trata, se tenha cruzado com o frasco no seu feed.

Como o nome indica, a fragrância é feita a partir de mel e foi “formulada para refrescar e infundir o cabelo”, pode ler-se na descrição. Todos os produtos da Gisou são feitos a partir de ingredientes cultivados e colhidos no Mirsalehi Bee Garden, o jardim da família da fundadora da marca, localizado na cidade de Almare, nos Países Baixos. Isto já acontece, desde 2015, mas há uma razão para o sucesso mais recente: a introdução desta nova proposta.

É uma daquelas soluções que parecem estranhas, mas existem. Mesmo que nunca tenha ouvido falar nelas. Os perfumes para o cabelo, também conhecidos como hair mists, são cada vez mais populares no mercado. Ainda causam muitas dúvidas, mas já fazem parte do catálogo de várias etiquetas. Funcionam da mesma forma que a perfume que colocamos no corpo todos os dias. A diferença é que a sua composição à base de água (e com menos teor de álcool) não deixam os fios ressequidos.

@shannonlemmens

@gisou 🌸 #perfume #gisou #gisouhairperfume

♬ original sound – EX7STENCE™

As vantagens do hair mist

“Podemos passar sabonete ou gel de banho no corpo, mas quando colocamos o perfume, vai ser esse o cheiro que sentimos. Neste caso, é igual”, explica à NiT Kemerson Rabelo, hairstylist no salão Art.Z. “Se levarmos os fios com um bom champô ou passarmos máscara, não é esse o cheiro que vai prevalecer.”

Como a fixação é maior, o produto pode ser passado na cabeça após a lavagem. É uma boa ideia usá-lo quando não tem tempo para lavar o cabelo, mas quer garantir que ele fica cheiroso, ou até para disfarçar odores indesejados como o cheiro a fritos, a fumo do tabaco ou poluição.

“Existem duas opções. Um deles é feito com óleos essenciais, ideais para um cabelo mais seco e que requer humidade”, acrescenta. “Outros, surgem em creme, e o único objetivo é dar apenas cheiro, sem grandes vantagens.”

As propostas mais aconselhadas são, por isso, os sprays. Estas embalagens podem trazer benefícios como a hidratação ou um efeito antifrizz. Devido aos ingredientes, além de deixar os fios cheirosos, cada borrifadela “ajuda a nutrir e a definir” a cabeleira. Só não é capaz de absorver a oleosidade, como um champô seco.

Estes produtos funcionam em qualquer tipo de cabelo, dos mais fios aos espessos, e “o uso contínuo não vai causar danos, porque foram desenvolvidos especificamente com este propósito”. É importante, contudo, que não exagere na quantidade que coloca antes de sair de casa.

Se tiver o formato do spray, o perfume deve ser borrifado quando os fios estão ligeiramente húmidos. O ideal é aplicá-lo a uma distância de 15 a 20 centímetros, sempre com o cuidado para não atingir o rosto. Outra dica é não o fazer mais do que três vezes.

A fórmula suave foi criada para não se misturar com o cheiro da fragrância para o corpo, o que significa que, infelizmente, não vai encontrar um Chanel N.º5 com este propósito. Por isso, tirando exceções — como o Good Girl Hair Mist, da Carolina Herrera —, não vai encontrar o seu perfume favorito na categoria dos cabelos.

As boas notícias é que são várias as marcas de luxo, da Dior à Givenchy, que já têm fórmulas para aqueles dias em que precisa de uma lavagem em profundidade. Outras marcas mais acessíveis também têm alternativas low cost “com aromas próximos” das fragrâncias mais populares.

Leia também este artigo da NiT sobre as vantagens do óleo de alecrim para o cabelo.

Se já só pensa no spray que vai ser a sua salvação quando precisar de disfarçar algum odor, fomos à procura de várias opções no mercado. Carregue na galeria para as conhecer.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT