Beleza

Siren eyes: a tendência de eyeliner para um olhar rasgado e muito sensual

Apenas precisa de uma sombra nude, um lápis preto e pincéis para esfumar. O resultado final altera visualmente a forma do rosto.
Alexa Demie é um dos motivos do sucesso.

O delineado invertido, de asa dupla ou flutuante são apenas algumas das formas de aplicar o eyeliner que explodiram nos últimos tempos. Por trás destes fenómenos, está o desejo de transformar o formato dos olhos apenas com cosméticos. A mais recente obsessão de muitas it girls recebeu o nome de siren eyes (em português, olhar de sereia) e cria o efeito de um olhar mais rasgado, sensual e com um formato felino.

“As redes sociais são uma forma de difundir tendências e a sede de novidade é cada vez maior. São quase semanais ou diárias e a maioria [das pessoas] não quer ficar para trás”, explica Daniela Inácio, make up artist, em conversa com a NiT. “A sensação de proximidade com as estrelas faz com que procuremos reproduzir os looks com maior rapidez, precisão e eficácia”, acrescenta.

Alexa Demie e Kendall Jenner foram algumas das trendsetters que ajudaram a popularizar esta forma de aplicar eyeliner. Não é uma novidade — as supermodelos dos anos 90 já recorriam a este estilo de traço —, mas está agora a ser apresentado a uma geração que não estava familiarizada com a técnica.

Além disso, atenua o desejo de recorrer a um procedimento estético que cria o mesmo efeito puxado nos olhos, mas de forma permanente. A cirurgia é chamada de foxy eyes (ou olhos de raposa) e, de acordo com Daniela, “estica o canto externo do olho em direção às têmporas. Resulta num olho mais rasgado, subido e, sem dúvida, sexy”.

A maquilhadora acrescenta que, além deste fator, os siren eyes vão ao encontro de “muitos dos filtros que encontramos disponíveis nas plataformas digitais, que nos mudam totalmente o formato do rosto e dos olhos em particular”. Com esta técnica, “é possível alterar o nosso aspeto na vida real sem parecermos bonecas”.

Como aplicar a tendência

Normalmente, neste tipo de maquilhagem são usados tons mais neutros. Os essenciais são um lápis preto ou castanho escuro, sombras de uma paleta nude, um pincel lápis para esfumar o delineado e, claro, o pincel de esfumar. Se ainda não tem muita experiência, é aconselhável usar lápis castanho.

Comece por aplicar uma sombra nude junto às linhas de água, tanto superior como inferior. De seguida, aplique uma sombra de um tom mais escuro na pálpebra superior, esfumando-a em direção à sobrancelha.

De seguida, trace com o lápis a linha limite do olho. Deve ser aplicado junto à raiz da pálpebra superior, sempre em sentido ascendente em direção à têmpora. Para um visual mais harmonioso, o traço deve ser feito na diagonal, para que o olho fique mais subido. Depois, ao esfumar o delineado, “é importante que não passe esse limite para baixo, porque assim vai retirar o efeito lifting que se pretende”, explica a make up artist.

@aliciabreuer0

tutorial on how to do siren eyes #sireneyes #eyeliner #eyes #makeup #makeuptutorial #eye #fyp

♬ Vegas (From the Original Motion Picture Soundtrack ELVIS) – Doja Cat

“Se tiver os olhos muito juntos, evite o alongamento do delineado no canto interno dos olhos, porque vai dar uma ilusão de olhos ainda mais próximos. Por outro lado, se tem os olhos mais afastados, pode prolongar esse delineado para a favorecer”, sugere ainda a maquilhadora.

Outro truque que permite obter um efeito mais uniforme e natural é a utilização de um bronzer. Quando estiver a esfumar, pode atenuar os exageros com este produto que normalmente é aplicado acima das bochechas.

“Esta tendência pode ser utilizada por qualquer pessoa e em qualquer tipo de olho”, conclui Daniela. “Sou apologista de que a maquilhagem também serve para nos divertirmos e, no fim, sai com desmaquilhante. Por isso, go for it”.

Carregue na galeria para ver alguns exemplos de como o efeito siren eyes foi aplicado em looks de beleza.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT