Beleza

Tiramisù: a tendência que vai acabar com as idas ao cabeleireiro para retocar as raízes

Esta técnica de coloração tornou-se um dos pedidos mais frequentes nos salões. Requer pouca manutenção e oferece um aspeto natural.
Beyoncé é um dos exemplos mais conhecidos.

Quem pinta o cabelo no cabeleireiro com frequência sabe que a coloração requer manutenção frequente devido ao crescimento dos fios — tudo devido às chamadas raízes que, semana após semana, vão surgindo. Se gosta de ter o cabelo loiro, a diferença de tons é ainda mais evidente. Felizmente, há uma nova tendência que minimiza este problema e resolve o dilema sobre o que fazer aos fios mais escuros. O truque passa por apostar na gradação das tonalidades, de forma a ficar com um aspeto cuidado.

Esta técnica de coloração chama-se tiramisù e, apesar do nome inusitado, inspirado na famosa sobremesa da cozinha italiana, é cada vez mais popular. A relação com o doce deve-se à aparência do estilo que, de forma muito simples, consiste em ter as raízes mais escuras do que o resto do cabelo, misturando tons escuros e claros mais quentes.

“Tem sido uma das colorações mais pedidas entre as clientes”, conta à NiT o hairstylist Karlos Wendell. “Pinta-se o cabelo de loiro e, quando ele está a crescer, em vez de fazer madeixas, pode deixar a raiz natural ou fazer um gloss com uma coloração mais leve.” A técnica baseia-se num tom sobre tom que dá mais brilho aos fios.

Se antes, as mulheres “queriam ver as mechas coloridas o mais próximas possível da raízes do cabelo”, este ano, “o que está na moda é os fios pintados estarem mais distantes do couro cabeludo”, por parecer mais natural. “No fundo, o que estamos a fazer é disfarçar o crescimento do cabelo.

Para se conseguir este efeito são misturados três tons diferentes de castanho. Um dos pigmentos deve ter uma tonalidade mais amarelada, o outro deve mais quente e profundo e, por fim, junta-se um castanho mais claro com reflexos dourados.

Se quiser experimentar um visual louro, mas não é capaz de se entregar por completo aos fios demasiado claros, a técnica tiramisù também é uma boa opção. Devido às nuances criadas, se for morena, sentirá que a transformação é menos drástica. Por outro lado, também é ideal para quem pretende diminuir a intensidade do loiro sem abandonar completamente o tom.

É uma coloração perfeita para a estação fria. No inverno, “como [as clientes] não querem fazer um retoque]”, aposta-se sempre mais nos dourados e nas cores mais quentes. Karlos frisa que, em alguns casos, usam-se apenas dois tons, mas a parte mais importante é dar vida à pessoa numa altura em que a pele já fica mais pálida.

“Quando alguém opta por este visual, gosto de misturar todas as tonalidades e fazer um corte mais reto. Tento emoldurar rosto apenas com tons dourados e, às vezes, coloco um castanho chocolate muito claro para criar o contraste”, explica.

Beyoncé é uma das personalidades que mais tem contribuído para a popularidade da coloração tiramisù. E não se trata de um fenómeno recente. A cantora do hit “Drunk in Love” rendeu-se ao estilo em 2020 e já se tornou uma imagem de marca. Emma Roberts e Mariah Carey, por exemplo, também adotaram o estilo.

Um dos motivos do sucesso desta coloração prende-se com o facto de exigir pouca manutenção. “A cliente só precisa de ir ao salão de 3 em 3 meses para fazer um gloss e voltar a ter uma cor forte”, explica o hairstylist. Isto não significa a ausência total de cuidados, um vez que se trata de uma coloração. O recurso a modeladores térmicos deve ser evitado e o uso de produtos que contribuam para a reconstrução capilar e a nutrição dos fios é recomendado.

Karlos sublinha a importância do óleo de argão, que “deixa os cabelos mais suaves, sedosos e brilhantes”. Trata-se de um produto acessível e fácil de encontrar à venda, como a proposta natural da Arganour, que está disponível na Primor por 6,84€. Quanto aos produtos de reconstrução da fibra capilar, os produtos da linha Extreme Care, da Rubelita Professionals, que pode comprar no site da marca são uma boa opção.

Carregue na galeria para ver como várias mulheres adotaram a coloração tiramisù.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT