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Beleza

VeganCare: a primeira marca portuguesa de cosméticos com o selo vegan internacional

O fabrico é feito em Santa Maria da Feira e não são usados plásticos, conservantes ou quaisquer produtos de origem animal.
Também há bases de cortiça para pousar os produtos.

Além de assinalar o Dia de Todos os Santos, 1 de novembro é também o Dia Mundial do Veganismo. Numa altura tão simbólica para todos aqueles que seguem este estilo de vida, a VeganCare tornou-se na primeira marca de cosméticos portuguesa a receber a certificação internacional atribuída pela V-Label na sua linha de champôs sólidos.

“Este selo garante que os produtos não só não contêm quaisquer matérias primas de origem animal, como também não são testados em animais”, explica à NiT a fundadora do projeto, Sofia Vieira, de 41 anos.

Os quatro champôs sólidos da marca que foram agora certificados são de produção biológica feita da forma “mais natural possível”, alguns de agricultura portuguesa, e estão adaptados a vários tipos de cabelos, desde os mais secos aos oleosos. Inserem-se numa linha que inclui produtos de higiene e beleza produzidos em Portugal, numa unidade fabril de Santa Maria da Feira. Segundo a responsável, são principalmente procurados por consumidores que se preocupam com o bem-estar dos animais. Além da produção sustentável dos produtos, as embalagens são sempre feitas de cartão reciclado.

“A oferta de cosmética para o mercado vegano era ainda muito limitada e, embora já se denote uma expansão, ainda há muito espaço para crescer, acompanhando uma também crescente procura”, conta à NiT a fundadora, que revela ter tido sempre alguma dificuldade em encontrar produtos no mercado português sem quaisquer ingredientes de origem animal.

Sofia Vieira é natural de Vila Nova de Gaia e estudou Engenharia Química na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Em 2018, lançou a empresa The Kind Lab com sede em São João de Vêr (Santa Maria da Feira), que fica na zona industrial da Silveirinha e se especializa em criar produtos de cosmética sólida, que permitem evitar o uso de plástico, poupar água e prescindir dos conservantes. O objetivo, explica, é “contribuir para uma sociedade mais justa e empática com os animais”.

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Solid shampoos are a small part of the positive change you can start doing today! They require less resources from nature, make plastics a thing of the past, and we believe they are truly the way of the future, more alligned with challenges we face today, as a society and global community 🌎🛀 . Have you tried VeganCare's solid shampoos? They are a sustainable choice, and they don't harm any animals in the process! 🐇 . 👉 Make Solid Choices! . . Os champôs sólidos são uma pequena parte da mudança positiva que podes começar a fazer hoje! Requerem menos recursos da natureza, fazem do plástico uma coisa do passado, e acreditamos que são verdadeiramente o caminho do futuro, mais alinhados com os desafios que enfrentamos hoje, como sociedade e comunidade global 🌎🛀 . Já experimentaste os champôs sólidos da VeganCare? Eles são uma escolha sustentável, e não prejudicam nenhum animal no processo de produção! 🐇 . 👉Make Solid Choices! #makingasolidchoice #solidchoices #thecaringbeauty #vegancare #vegan #shampoobar #solidshampoo #veganshampoo #crueltyfree

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“Acreditamos especialmente na ideia de que as pessoas podem ser bonitas e cuidar de si próprias sem apoiar qualquer crueldade para com os animais. Lutamos pelo fim dos testes em animais, produzindo alternativas que são feitas com paixão, sem quaisquer ingredientes de origem animal” reforça a fundadora. Também o slogan escolhido para a empresa pretende representar estes valores: “Connecting Beauty with Ethics” (ou “conectando a beleza com a ética”, em tradução livre).

As propostas da VeganCare estão todas à venda no site oficial da marca, mas também noutras lojas online e em vários espaços físicos um pouco por todo o País, como mercearias biológicas, lojas de produtos naturais e espaços comerciais focados na venda de produtos eco-sustentáveis.

A V-Label é um símbolo internacionalmente reconhecido que surgiu para rotular produtos e serviços vegetarianos e vegan, com o objetivo de servir de guia para os consumidores e auxiliá-los nas suas compras. 

Segundo a responsável pela VeganCare, o interesse por produtos vegan em Portugal é cada vez maior, seja ele motivado quer por razões ligadas aos animais ou à sustentabilidade. Em 2017, já havia mais de 60 mil pessoas a seguir este estilo de vida no nosso País, mas a marca também está a chegar ao mercado internacional e consolidou-se, por exemplo, no Reino Unido.

Além dos champôs sólidos (8,95€), também pode encontrar na loja online bases de cortiça para os guardar (8,95€) e caixas de cortiça (16€) que facilitam o transporte para o ginásio ou dentro do nécessaire quando for de viagem.

 
 
 
 
 
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