Beleza

Wagner faz tatuagens em troca de comida para ajudar famílias carenciadas

A iniciativa vai acontecer no último sábado de cada mês. Já recebeu mensagens de pessoas interessadas de norte a sul do País.
Cada desenho custa 3 quilos de alimentos.

Ao crescer no Brasil, Wagner Bento percebeu que era comum usar a arte para apoiar causas sociais naquele país. Por isso, quando o tatuador de 44 anos se mudou para Portugal em 2019 — já com 15 anos de experiência na área —, decidiu que o foco do seu espaço seria o “valor humano através de uma vertente solidária”. No último sábado de cada mês, a partir de 29 de abril, os residentes do estúdio homónimo, situado nos Marinheiros, em Leiria, vão fazer tatuagens em troca de bens alimentares. Cada desenho vai custar 3 quilos de produtos não perecíveis para ajudar famílias carenciadas.

“Quando me mudei, fazia a reconstrução de mamilos para mulheres que enfrentaram cancro da mama e teve logo muita repercussão”, começa por contar à NiT. No entanto, a pandemia obrigou-o a interromper este serviço e, agora, começou a pensar em novas formas de ajudar a comunidade.

A ideia surgiu quando percebeu que, devido à inflação, as pessoas estavam a ter dificuldades em comprar alimentos básicos. Seguiu-se a procura por instituições de solidariedade e optou pela associação Pipocas de IP, que se dedica à recolha de alimentos, roupas e brinquedos para pessoas que precisam.

“Quando anunciámos nas redes sociais, as pessoas ficaram logo solidárias e começaram a partilhar. Acredito que vai ficar lotado”, acrescenta. Já recebeu até mensagens de pessoas de norte a sul do País que têm interesse em viajar até Leiria para fazer parte da iniciativa.

O atendimento vai ser por ordem de chegada, logo não é preciso marcação. Cada pessoa vai receber um número, aguarda pela sua vez e, por fim, faz a tatuagem. Ao lado de Wagner, vão estar a trabalhar a sua mulher, Natália, 30 anos, e o sócio, Mapril Rocha, 35: “Acredito que conseguimos atender mais de 100 pessoas por dia.”

Para atenderem o máximo de clientes, vão optar por fazer apenas desenhos simples, como frases curtas, símbolos ou criações minimalistas. “São tatuagens que conseguimos fazer, no máximo, até 15 minutos”, justifica.

Inicialmente, pensaram em oferecer este serviço apenas durante um fim de semana. No entanto, vão prolongá-lo, pelo menos, até ao final do ano. O único obstáculo para não apostarem no projeto a longo prazo é mesmo a falta de recursos.

“Estamos a correr atrás de patrocínios para nos ajudarem com a questão do material que vamos usar. É bom frisar que estamos a fazer isto por iniciativa própria e precisamos de muita coisa. Se aparecer alguém que nos ajude, e tivermos os equipamentos necessários, vamos prolongar ainda mais esta iniciativa.”

Wagner também quer criar parcerias com mais associações focadas em vários tipos de causas. Além disso, gostava de abrir o leque de doações a outro tipo de artigos, como peças de roupa em bom estado ou brinquedos para os miúdos, por exemplo.

Com exceção do último sábado de cada mês, o estúdio Wagner Bento Tattoo continua a fazer o seu trabalho regular. “Fazemos todo o tipo de desenhos, mas somos conhecidos por trabalhos mais complexos como o realismo, os retratos ou até a cobertura de cicatrizes ou tatuagens antigas”, explica o fundador.

Os interessados podem fazer a marcação através do número de telefone 933 721 358. Os valores começam nos 40€, mas o orçamento é apresentado após a ideia do cliente.

Carregue na galeria para ver imagens do trabalho que Wagner Bento costuma fazer no estúdio.

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua de Atenas, 13
    2415-584 Leiria
  • HORÁRIO
  • Segunda-feira a sábado das 10h às 19h

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT