Beleza

Wet hair: o penteado fresco e versátil que saiu das passarelas para as ruas

Apesar de ter sido popularizada nos desfiles internacionais, a tendência revelou-se super versátil para o dia a dia.
Para todas as mulheres, para todos os momentos.

A tendência wet hair — ou efeito cabelo molhado — tem um nome bastante sugestivo. Não é difícil adivinhar que, por trás deste estilo, está um resultado semelhante à influência da água nos nossos fios capilares. Nos dias de maior pressa, sair do banho e ainda ter que secar o cabelo pode ser um momento de desespero. Quem diria que, a partir desta ansiedade, poderia surgir um dos penteados mais impactantes de 2022?

Se nos últimos anos, o efeito molhado era algo exclusivo dos grandes desfiles de moda ou fazia sucesso nos tapetes vermelhos das grandes premiações, o cenário tem vindo a mudar. Continua a aparecer nos grandes desfiles, com nomes como Giambattista Valli, Valentino e Fendi a manterem-se fiéis à tendência, mas atinge cada vez pessoas fora deste nicho da alta moda.

Esta é uma tendência que já se tinha revelado marcante nos anos 80, mas que voltou para provar que ainda há muito para explorar. Surgindo com um estilo muito moderno, com os fios alinhados para trás, é uma forma de dar personalidade a qualquer visual. Prova disso é a forma como Zendaya, Kendall Jenner, Rihanna, Selena Gomez e Megan Fox já se mostraram fãs deste estilo.

Em suma, cria a sensação de um penteado em que parece que os fios foram penteados para trás logo depois do banho. Ou então como se tivesse acabado de dar um mergulho, o que o torna também uma opção ideal para os dias de verão. É chique, mas despojado. Resulta num look muito natural, uma demonstração de alguém que não se leva demasiado a sério, sem ter um ar desleixado. Afinal, não há nada nesta estética que não seja pura elegância. Wet hair? Don’t care.

Quais são as vantagens?

Um dos efeitos mais imediatos e fáceis de notar, no wet hair effect, é o facto de dar mais brilho ao cabelo — e que não se vai confundir com oleosidade, não se preocupe. Ao mesmo tempo que deixa os fios perfeitamente alinhados, surge como um detalhe de beleza que transforma qualquer visual.

Se estiver mais produzida, por ter selecionado a tendência para um momento em que se justifica, há outro plus. O penteado coloca sempre o rosto em destaque, incluindo a maquilhagem, que vai sobressair ainda mais. Afinal, não há nenhum cabelo que vá cair sobre o seu rosto.

Além disso, é extremamente versátil. O slick hair para trás é a preferência, já que é perfeito para o dia a dia, mas funciona com o cabelo preso ou solto, em coque ou com rabo de cavalo. Em todos eles, encontra um visual mais fresh e que pode ser conjugado com estilos muito distintos. Talvez tenha sido essa mesma versatilidade que tornou um fenómeno na indústria da moda, onde o acabamento pode ser adaptado aos conceitos.

Como conseguir o efeito cabelo molhado

Não há nada mais satisfatório do que um look lindo que exija pouco trabalho. É esse o caso deste penteado, que não precisa de orações, produtos absurdos ou desespero durante o processo. Na verdade, o gel é o único segredo. Vai ser o companheiro das suas aventuras por este campo.

No modo preparação, deve ter uma ideia do resultado que quer. Pode ir por um penteado mais reto e liso, o que pede que passe a escova antes do processo, ou dá para deixar os fios secarem naturalmente se não se importar com um efeito mais messy. De qualquer forma, o processo deve começar com os fios húmidos após o banho.

De seguida, a etapa mais importante passa pela aplicação de gel, numa quantidade generosa. Deve cobrir as mechas de cabelo com gel, geralmente até à altura da orelha, utilizando um pente para deixar tudo no sítio. O ideal é pentear para trás.

É claro que o cabelo não se aguenta sem alguma fixação, pelo que um spray fixador com efeito molhado vai ajudar a consolidar o look e a contribuir para que dure mais tempo. No final, fica a seu critério usar o visual como prefere, mas manter os fios soltos é sempre uma boa opção. Porém, como já dissemos, pode ir sempre por outras alternativas igualmente atraentes.

Carregue na galeria para descobrir algumas formas de aderir à tendência do efeito cabelo molhado, que podem servir de inspiração para descobrir o seu próximo estilo.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT