Lojas e marcas

Brunet: a marca de alfaiataria criada por Bruna Corby para as mulheres mais elegantes

A influencer criou um modelo de negócio que reflete a sua história, mas que dá resposta às necessidades de muitas mulheres.
A marca vende blazers, coletes, calças e calções.

Uma mulher com um fato pode conquistar o mundo. É esta a crença de Bruna Corby, que viu na alfaiataria a oportunidade para lançar uma marca repleta de uniformes para um “público convicto e resiliente”. Cerca de 150 mil pessoas estão atentas ao Instagram da criadora de conteúdo e na sua nova marca, a Brunet, que se foca em peças essenciais para o armário feminino.

Apesar de se ter formado em Direito, e ter uma carreira na área jurídica, a moda foi uma presença na sua vida desde pequena. O seu estilo descomplicado, mas elegante, tornou-a num dos rostos mais conhecidos do lifestyle nacional. Juntamente com a paixão pela moda, a sua história e uma lacuna encontrada no mercado, fizeram-na entender que havia uma oportunidade de negócio na alfaiataria.

“Quando saí do escritório e decidi fazer uma pausa na carreira, dediquei-me a tempo inteiro às redes sociais. Antes de sair, já sabia que queria criar um negócio”, começa por contar à NiT. “Na altura, pensei em fazer uma marca relacionada com o meu trabalho e com uma coisa que eu gostava há muito tempo”. Em março de 2022, surgiu a Brunet, seguindo esta lógica.

O seu fascínio por fatos levou-a a perceber que, no mercado nacional, não havia uma oferta com qualidade: “Sou uma consumidora de marcas portuguesas e faltava em Portugal uma marca que tivesse fatos versáteis que as pessoas pudessem usar em várias ocasiões durante muito tempo”, acrescenta. Bruna Corby sempre usou fatos não só para trabalhar, quando se tornaram uma parte do seu dia a dia, mas também para sair à noite ou para ir a um brunch. Afirmando que “uma mulher com um fato é uma mulher empoderada”, continua a ver nos blazers um complemento essencial para um vestido. Decidiu, então, lançar as suas próprias propostas.

Apesar do facto de ser uma marca sóbria e clássica, a Brunet distingue-se por todas as peças incluírem a sua assinatura. Ou seja, um padrão muito próprio. Assim, “o cliente vai conseguir encontrar um pouco de Brunet” em cada peça. 

No caso dos blazers, são os forros que contêm a estampagem. Também vendem uma camisa com o mesmo padrão e, a curto prazo, vão acrescentar um lenço com os mesmos tons de bege e branco. “Somos uma marca bastante simples e com um look moderno, mas essencialmente de muita qualidade”, reforça.

Ao mesmo tempo, não é descartada a consciência social e ambiental. Para realizar este sonho, Bruna soube, desde o início, que era algo concretizável sem colocar em causa os valores sustentáveis. Isto é reforçado pelo esforço em evitar a sazonalidade que caracteriza a produção de moda, não existindo coleções de inverno ou verão. As peças vão sendo criadas conforme o tempo vai passando.

Por isso mesmo, também a intemporalidade se junta aos valores da Brunet. “Uma pessoa pode usar um blazer hoje ou daqui a trinta anos, que não passa de moda. Posso usar hoje a mesma peça que a minha mãe ou que a minha avó usa”.

A insígnia é 100 por cento portuguesa.

Com uma produção pequena, e que passa por parcerias nacionais tanto no design, como na escolha dos materiais e na confeção dos produtos, as motivações estão tão gravadas no ADN da marca como a assinatura inscrita nas peças. Uma vez que apoiam a associação Seaqual Iniciative na luta contra a poluição dos oceanos, um dos fatos é feito inteiramente de seaqual, um material reciclado.

O poder das redes sociais

A empreendedora afirma que, uma vez que já conhece o seu público alvo — graças à amostra de seguidores nas redes sociais —, não só é mais fácil criar um negócio como acaba por saber o que as pessoas gostam e procuram.

“O nosso trabalho a rede social tem muito a ver com o que nos partilhamos e a qualidade do que partilhamos. No meu caso, trabalho muito com a credibilidade”. E acrescenta à NiT:  “A partir do momento em que criamos algo que é nosso, as pessoas que nos seguem já sentem que é também a nossa alma”

A sensação de que já tinha pessoas com quem partilhar a marca, no momento de lançamento da Brunet, foi mais um incentivo. Por isso, Corby sublinha o valor do e-commerce ao afirmar que “hoje em dia, não há nenhuma marca que não pense em entrar no mundo digital”.

Nesta fase inicial, a marca está a trabalhar para conseguir posicionar-se em pontos de venda nacional, “para que as pessoas possam pegar, sentir e experimentar”. E, com a Espanha e a Suiça como mercados alvo, o futuro do projeto passa mesmo pela internacionalização.

Pode encontrar os lançamentos da Brunet no site oficial da marca, com valores entre os 119€ e os 159€. Carregue na galeria para conhecer algumas das opções.

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