Decoração

Curae: o novo projeto português de adoção de plantas que promovem o bem-estar

Foi fundado em dezembro de 2020. Na loja online, vai encontrar opções com diversos benefícios para as pessoas.
Croton, a planta da alegria.

“Quando as pessoas cuidam da natureza interior que as rodeia, estão também a cuidar de si”, começa por explicar à NiT Sofia Eiras Antunes, de 24 anos. A profissional de recursos humanos confessa sempre ter sido uma apaixonada por pessoas, plantas e animais — aquilo a que chama “os três P” — e que cada vez mais a sua complementaridade tem vindo a ser reconhecida, sobretudo para o benefício da saúde mental.

Em casa, vive com três “cães adoráveis” e mais de 60 plantas. Por acreditar mesmo que ter a natureza por perto pode aumentar os níveis de criatividade e produtividade, decidiu lançar em dezembro de 2020 um novo projeto chamado Curae, uma loja online que promove a adoção de plantas como uma “caring experience” (ou “experiência de cuidado”, em português).

Por lá, vai encontrar 12 plantas que vão crescer de forma saudável em casa, à venda individualmente ou em pacotes de famílias de plantas. Cada uma tem características específicas que são benéficas para o bem-estar e vem acompanhada do vaso assinatura; de um postal e um guia de cuidados; um cartão de well-being (que pode ser, por exemplo, uma meditação para quem recebe); certificados de adoção de plantas e dicas sobre como cuidar melhor dos novos membros da família. “Comprar Curae é muito mais do que comprar uma planta, porque todas as nossas plantas vêm com um full package de outros benefícios”, acrescenta Sofia.

Para a apoiar, juntaram-se ao projeto Maria João Martins, de 57 anos, como sócia; e Beatriz Kol, 27, na direção criativa. A fundadora trabalha na equipa de Recursos Humanos de uma startup portuguesa; Maria João criou a sua própria empresa, focada na área de Change Management; e Beatriz trabalha em diversos projetos ao mesmo tempo como designer e estrategista.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por people & plants & pets (@_curae)

“Em simultâneo, temos vindo a certificar-nos em áreas como mindfulness, coaching, programação neurolinguística e reiki; e iremos trabalhar em parceria com outros profissionais no nosso futuro espaço, para oferecer estes e mais serviços de well-being às pessoas”, revela a empresária.

Cada planta custa 15,99€, mas também é possível comprar as 12 plantas da Curae através do pack Plant Family Abundance (149,99€) — proteção, alegria, energia, paz e amizade são alguns dos benefícios de cada espécie, mas também pode comprar packs de paz interior, criatividade, gratidão e confiança. No entanto, se não souber bem o que procura, pode ainda escolher um kit surpresa com duas plantas escolhidas pela marca.

“Um dos nossos lemas é ‘more is more’ porque acreditamos que quanto mais nos rodearmos de mais plantas, mais iluminada a nossa vida vai ser. Por isso aplicamos descontos de quantidade, em que uma Plant Family vai diminuindo de preço quanto mais plantas tiver”, continua Sofia. No site, vai ainda encontrar uma coleção de postais com fotografias tiradas por Lisboa. 

Além da loja online, vão ainda lançar ao longo deste ano um programa de subscrição com entregas mensais de uma, duas ou três plantas e kits de cuidados. Segundo a fundadora, será ainda inaugurado um espaço físico “para a realização de encontros intimistas e eventos de bem-estar” e para “fazer uma pausa do dia-a-dia stressante e partilhar momentos com outras pessoas enquanto a natureza cuida do interior de cada um.” Neste espaço, onde terão expostas as plantas, os animais de estimação também poderão entrar. Ainda não há data prevista para a abertura.

Até lá, pode fazer compras através da loja online da Curae, que também oferece serviços orientados a empresas, como o plant styling (que torna os espaços mais verdes de forma personalizada); e de caring surprise para oferecer aos colaboradores plantas com mensagens customizadas, que podem ser entregues em casa ou no escritório.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por people & plants & pets (@_curae)

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT