Decoração

A arquiteta que está a conquistar o YouTube lançou uma linha de decoração de Natal

Toalhas de mesa, guardanapos e almofadas são as propostas made in Portugal que querem tornar as casas mais natalícias.
O projeto de Catarina Alves começou em plena pandemia.

O projeto de Catarina Alves, de 34 anos, começou precisamente durante a época natalícia. Em 2020, a arquiteta e decoradora de interiores começou a dar dicas virtuais onde explicava aos clientes como é que podiam encher a casa de espírito festivo — e a acompanhá-los ao longo de todo o processo.

Agora, quase um ano depois, os serviços de consultoria da Cate, o nome que deu à sua empresa, continuam a funcionar através do Instagram e do site oficial, além também do YouTube, onde começou a partilhar vídeos de dicas a 22 de setembro deste ano.

A grande novidade para o Natal de 2021 chegou a 20 de outubro. Catarina Alves lançou uma coleção têxtil feita a pensar no Natal, que pretende tornar as casas mais acolhedoras. “A Cate está quase a fazer um ano e decidi criar a minha primeira coleção de têxteis”, explica.

“Inspirada nas terras altas da Escócia”, acrescenta, escolheu o padrão tartan para desenvolver artigos de mesa e uma almofada natalícia, tudo em tons de verde, vermelho e preto, com uma risca branca. “Para completar apresento também três almofadas com cores e texturas ideais para conjugar com os restantes elementos da coleção.”

A linha é 100 por cento produzida em Portugal e está apenas disponível por pré-encomenda, numa lógica sustentável de produzir apenas o necessário. Vai encontrar tudo na loja online, com preços entre os 25€, no caso de um conjunto de dois guardanapos, e os 120€, o preço da toalha de mesa grande.

“A decoração e o conforto de um espaço influenciam diretamente o nosso bem-estar. Todos gostamos de ver ruas, vilas e cidades decoradas e alusivas a esta época de Natal. No entanto, quando chega a altura de decorar as nossas casas, muitas vezes não dispomos do tempo ou da inspiração necessárias”, comentou a criadora com a NiT.

Catarina Alves fez um mestrado em Arquitetura na Universidade Lusíada de Lisboa e, posteriormente, concluiu um mestrado em Ciência Política no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Começou a idealizar a marca Cate em 2017, mas só passou da teoria à prática em 2020.

Desenvolveu também projetos nos alojamentos turísticos da Casa da Quinta (com o qual venceu um prémio de arquitetura), Casa da Praia e Casa do Penedo (que ainda está em construção).

Carregue na galeria para conhecer as propostas desta coleção natalícia da criadora. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT