A Feira Feita está de regresso à capital. Depois de uma edição limitada ao online por causa da pandemia, o evento torna a marcar presença nas ruas de Lisboa — desta vez num novo local, maior, com mais bancas e workshops. O Mercado de Arroios será então a nova morada da edição marcada para o fim de semana de 18 a 19 de março.
Com o mesmo objetivo desde o início — ser uma montra experimental para os artesãos —, todo o recinto contará com stands de várias áreas criativas. A Feira Feita reúne artesãos cuja produção é feita exclusivamente na capital, entre os quais Joana Mota Capitão Jewellery, Henriette Arcelin e Mauvais Marie. Isto porque a iniciativa pretende não só apoiar quem produz, mas também valorizar a importância de preservar os ofícios urbanos, dando por isso a conhecer locais onde se pode fazer e aprender estas artes.
Por lá encontrará peças de design, quadros, ilustrações, artesanato, serigrafias ou produtos de robótica. Entre as 11 e as 18 horas, além dos habituais feirantes, as bancas do mercado serão tomadas por mais de 50 artesãos de Lisboa, numa mostra coletiva de trabalho de autor e workshops.
O projeto nasceu em 2018 materializou-se, pela primeira vez, em abril desse ano no Mercado de Santa Clara. Seis meses depois, realizou-se uma segunda edição. Entre 2020 e 2022, devido à pandemia, a Feira Feita teve de se reinventar e passou a realizar-se online. O conceito manteve-se, mas a divulgação passou a ser mais ampla, através da partilha de lançamentos de novos produtos ao longo do ano, angariação de mais criadores e entrevistas mensais.
Desde então já passaram pela Feira Feita mais de 50 artesãos e 13 locais de aprendizagem. Cerâmica, marcenaria, impressão manual, tapeçaria, encadernação e costura foram algumas das técnicas que estiveram representadas e que agora regressam.