Decoração

A nova coleção da Primark para a casa é super alegre e kitsch — no bom sentido

A tendência dos anos 60 e 70 regressou em força. As peças com "padrões divertidos e boas vibrações" começam nos 80 cêntimos.
São peças muito fofinhas.

Nas décadas de 60 e 70 do século passado, as cores berrantes estavam em todo o lado, desde a roupa aos automóveis. Era a época do movimento hippie, que se caracterizava também pelos padrões psicadélicos e sempre divertidos. A estética cheia de cor estendia-se às casas cheias de apontamentos com diferentes tons. Caso seja fã desta abordagem decorativa, vai gostar de saber que a Primark tem uma nova coleção onde não faltam pigmentos garridos.

O termo kitsch, assim podemos chamar àquele estilo de decoração, surgiu nos mercados de arte de Munique (Alemanha) nos anos de 1860. Naquela altura era uma palavra usada para descrever desenhos e fotografias baratas mas populares. Em 1939, o escritor Hans Reimann deu-lhe um outro significado na sua obra “O Livro do Kitsch”, definindo aquele movimento como “algo que nasce no estúdio de um pintor”.

Apesar de muitas pessoas terem optado por uma abordagem mais minimalista no que toca à decoração de interiores, o kitsch regressou em força nos últimos anos, em grande parte devido à pandemia. Quando estávamos confinados e os números de infeções por Covid-19 eram enormes, havia poucas razões para celebrarmos e nos sentirmos felizes. Uma boa maneira de criarmos sentimentos positivos era através da decoração garrida, visto que era em casa que passávamos maior parte do nosso dia.

A “HGTV” — uma rede de televisão dos Estados Unidos conhecida pelos programas de remodelações de casas e imóveis — também afirma que esta estética está a regressar em força. “Para este ano [2023] prevemos um ressurgimento numa decoração de cozinha mais kitschy e fofinha, com produtos como pírexes que resgatam as cores dos anos 70. Canecas, toalhas e vasos para bolachas também farão parte”, revela.

A Turnberry Homes, uma empresa escocesa criada em 1989 e que se foca principalmente na construção de casas e edifícios, refere que “mobília com formatos únicos, apontamentos do século passado e decoração kitschy vão ser populares este ano”. Mas não se ficam por aqui, acrescentando também que este estilo “consegue elevar drasticamente qualquer casa”.

Um prato cheio de personalidade.

Esta quinta-feira, 9 de março, a Primark lançou uma nova linha com decoração para a casa, à qual deram o nome de Happy Home. Traduzido para português, podemos chamar “lar feliz”, algo que faz sentido tendo em conta as diferentes cores que a caracterizam. No meio de tanta seleção, contudo, há um certo artigo que se destaca: um prato.

É quase como um arco-íris, contando com diferentes cores: vermelho (em diferentes intensidades), azul, amarelo e branco. “Com formas irregulares, onduladas e vibrantes vai, garantidamente, provocar felicidade“, aponta a cadeia irlandesa fundada em 1969 — e que atualmente tem lojas em Almada, Almancil, Braga, Coimbra, Lisboa, Portimão e Porto. Custa 8€.

Carregue na galeria e conheça as restantes propostas da mais recente coleção, cujos preços variam entre os 80 cêntimos e os 10€.

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