Foi bem no coração de Lisboa que a francesa Anne-Laure Pilet resolveu fundar uma galeria de arte eclética a que chamou Analora. O espaço luminoso abriu portas em setembro deste ano no número 388 da Rua de São Bento e é por lá que vai encontrar criações de vários artistas internacionais.
Entre eles, destacam-se nomes conceituados como António Vasconcelos Lapa, Almerinda Gillet, Alelier MacQuiche, Fabienne Auzolle, Giacomo Alessi, Le Cabinet de Porcelaine e Yumé.
Depois de vários anos de viagens e descobertas, a fundadora escolheu o nosso País para viver e para dar vida a um projeto que, diz, é mais uma paixão: apresentar artistas, artesãos e criadores que aprecia, que a sensibilizam e que criam peças únicas, cheias de história.
Anne-Laure Pilet conta com 20 anos de experiência em algumas das melhores agências de publicidade de Paris (em França), onde trabalhou de perto com diretores criativos e fotógrafos de renome. No seu currículo estão também seis anos passados na China, onde trabalhou no intercâmbio cultural sino-francês.

A viver em Lisboa há cerca de três anos, a criadora da Analora inaugurou este espaço que pretende ser mais do que uma galeria de exposição. O que quer é criar um local de convívio, que agregue artistas e curadores através de momentos de partilha de interesses.
“A minha seleção foi idealizada para trazer poesia, originalidade e requinte. Todas as peças têm grande significado, concebidas em torno da sua própria identidade, ou de um conceito. O meu olho, a minha sensibilidade, foram construídos durante muito tempo”, explica.
Um processo que desenvolveu ao longo de toda a sua carreira, ao trabalhar com vários artistas e fotógrafos. “As viagens, as culturas e o know-how têm cultivado este meu gosto pela originalidade e elegância. Não há fronteiras. Os produtos vêm de todas as partes do mundo”, acrescenta.
Todas as peças são únicas e feitas à mão, principalmente em cerâmica, mas também com porcelana, barro e arenito. Estão disponíveis para compra nas lojas física e online, com preços que vão dos 40€ aos 3500€.
Ao longo dos próximos meses, a francesa quer continuar a dinamizar o local introduzindo novas peças, lâmpadas e esculturas, dando assim a conhecer artistas e projetos de grande dimensão.
Carregue na galeria para conhecer melhor o que pode encontrar nesta nova galeria em Lisboa.