Conteúdos de Instagram ditados pelo ChatGPT ou designs utópicos desenhados pela inteligência artificial (IA). Esta tecnologia veio para conquistar várias áreas e na decoração não é diferente. A Antarte foi a primeira marca portuguesa do setor a apostar nesta inovação. Acaba de lançar para o mercado as duas primeiras peças desenhadas pela inteligência artificial: um cadeirão e um móvel de televisão.
“Foi dada liberdade à IA para criar o design dos móveis, algo que representa um caráter inovador. Não se tratou de ir buscar apenas inspiração a esta nova tecnologia. As criações propostas pela IA tiveram retoques de pormenor de forma a simplificar a sua passagem à fase de fabrico. São produtos de qualidade estética excelente e que conjugaram o uso de inteligência artificial e humana”, adianta Mário Rocha, fundador, CEO e diretor criativo da Antarte.
O design intemporal, parte da imagem de marca da insígnia há mais de 25 anos, foi respeitado. O móvel é de carvalho natural com pés e puxadores metálicos pretos, enquanto o cadeirão conta com uma estrutura de madeira natural e o estofado em tecido bege. Qualquer uma das peças insere-se perfeitamente em diversos estilos de salas, sempre com o sentido de modernidade e elegância a que a Antarte habituou os clientes, que já se mostraram contentes com esta novidade.
“As peças foram apresentadas em exclusivo na nova loja em Leiria, inaugurada no dia 25 de julho, e a reação dos convidados foi bastante positiva”, conta o CEO da marca.
Mário Rocha destaca a inovação que tem caracterizado a Antarte ao longo dos anos, desde a aposta na integração vertical no final dos anos 90, que representou uma revolução na cadeia de valor do setor, ao posicionamento como a referência em design intemporal, isto é, “um design que conjuga elegância com funcionalidade e conforto, à semelhança do que já era feito pelas marcas de topo que ditavam as tendências em home decor nos mercados vanguardistas”.
Na última década um dos focos foi a relação com os consumidores através dos canais digitais. Este ano, inaugurou o Antarte Museum, o primeiro museu na Europa dedicado à história do ofício da Marcenaria.
“Este espaço recebeu elogios de professores de países europeus, que consideraram tratar-se de um Museu que faz todo o sentido ser integrado num roteiro Erasmus. Face a todos estes pioneirismos era imperativo que a Antarte assumisse a vanguarda no uso de uma tecnologia que está a causar disrupção na história da Humanidade”, explica Mário Rocha.
Perante tantos passos pioneiros em diferentes vertentes da sua comunicação e posição no setor da decoração, a inteligência artificial era uma aposta que fazia todo o sentido surgir e finalmente se materializou. As duas peças já podem ser compradas online ou numa das 13 lojas Antarte em Portugal. O cadeirão custa 920€, enquanto o móvel de TV tem o preço de 2720€.
Aproveite o mês de agosto para apostar nestas peças ou outras da marca, uma vez que toda a oferta se encontra com 10 por cento de desconto e ainda a oferta do valor do IVA.