My home

Antes e depois: era um escritório, agora é um T2 incrível no centro de Lisboa

Na nova rubrica da NiT iremos mostrar as imagens das transformações de algumas casas de sonho de Portugal. Esta fica na Rua da Madalena e o resultado final é bem cool.

O apartamento no primeiro andar de um prédio do século XIX devoluto na Rua da Madalena, em Lisboa, era um escritório com duas salas, um corredor e uma casa de banho quando foi comprado pela Reabilita, uma promotora imobiliária da cidade. A transformação começou a ser pensada logo nessa altura, em 2013, quando os antigos inquilinos já tinham abandonado o espaço por causa das “rendas altíssimas”.

“Acrescentámos paredes para fazer dois quartos, mas não tirámos nada de estrutural à casa”, explica à NiT Rita Macedo, a arquiteta responsável pelo projeto. 

A remodelação total do apartamento custou 140 mil euros e foi gerida pela Reabilita. A decoração do interior ficou a cargo de Emily Plaister e da construtora PMJ Construções Lda. Todos se uniram por um único objetivo: ser o mais diferente possível. Isto porque a casa, por si só, já era bem diferente do habitual.

Quando entram no número 287 da Rua da Madalena, os visitantes não encontram uma sala, nem um hall de entrada. Encontram um corredor que agora tem três divisões: duas do lado esquerdo (as suites) e uma do lado direito (a sala com cozinha).

O apartamento tinha e manteve os 143 metros quadrados da estrutura original. Seguindo a mesma lógica, foram usados apenas materiais clássicos na remodelação, como madeira, mosaicos hidráulicos ou cimento afagado no chão. A melhor parte, segundo a arquiteta, foram mesmo os pilares em ferro que já estavam na casa e que foram acrescentados pelos anteriores inquilinos. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT