Parecem construções de LEGO à escala real, mas têm todas as condições de uma moradia de betão. As construções pré-fabricadas — ou casas modulares — são um nicho cada vez mais popular: o cliente aposta na junção de vários blocos, escolhe as dimensões de cada um e pode ir acrescentando módulos à medida das suas necessidades.
Muitos especialistas em urbanismo acreditam que este tipo de construções podem ser soluções alternativas à escalada dos preços do arrendamento e da compra de imóveis nas metrópoles. Sobretudo nas regiões adjacentes, onde ainda se encontram terrenos a preços acessíveis para desenvolver estes projetos.
Miguel Bravo Amaral e Vasco Baptista, 44 e 45, aprofundaram o interesse por este segmento quando trabalhavam numa empresa na indústria da madeira. Amigos desde a infância por intermédio dos pais, acabaram por construir carreiras no mesmo setor, onde já acumularam quase duas décadas de experiência.
Juntos, os designers decidiram lançar a Odum, uma empresa de construção que cria casas modulares super instagramáveis. Disponíveis em três tipologias — de T1 a T3 —, os modelos Terra destacam-se pelos valores competitivos, pela rapidez de construção e pelo design versátil e sustentável.
“Em Portugal e na Europa, há uma lacuna muito grande na oferta da habitação. Decidimos aplicar o nosso know-how das potencialidades da madeira para criar uma solução alternativa e inovadora”, explica Miguel à NiT. “Além do design sensível, adapta-se às circunstâncias. Basta agarrar num T1 e colocar mais um módulo para aumentar a tipologia.”
A matéria-prima, proveniente de explorações florestais sustentáveis, destaca-se por vantagens como o equipamento acústico e térmico. “É o único [material] que consegue absorver o CO2 da atmosfera, ao contrário de outros que são emissores”, explica, sobre um “produto de construção do futuro por excelência”.
Como os proprietários já conhecem bem a estrutura base, o tempo previsto para a execução de cada projeto é, no máximo, entre 8 e 12 semanas. Quando o cliente decide avançar com o negócio, recebe um orçamento fechado e um prazo previsto para a entrega da construção.
Os preços das soluções “chave na mão” variam entre os 1600 e os 1700€ por metro quadrado. No caso de uma habitação com 300 metros quadrados, por exemplo, o valor final ronda os 480 mil euros. “O que queremos é que, dentro dos preços de marcado, o cliente consiga ter uma casa com uma qualidade muito elevada.”
Os clientes podem ter a decoração em mente muito antes de entrarem pela porta da casa que escolheram O site da Odum inclui um configurador com imagens realistas onde é possível selecionar a tipologia, as comodidades e os acabamentos pretendidos. O programa de configuração inclui uma estimativa do orçamento final, o que torna o acesso à informação muito simples.
“Na fase final, pretendemos sempre ter um contacto mais direto com o cliente para entender as necessidades. Damos sugestões das melhores alternativas que existem, por isso, temos de nos deslocar ao local para estudar o processo de montagem”, reforça. No entanto, a construção da obra exige um processo de licenciamento para que possa ser erguida no terreno desejado.
Cada habitação é construída recorrendo a um método wood-frame [conjunto de perfis de madeira e placas], com paredes com cerca de 30 centímetros de espessura. O interior pode ser adaptado à localização escolhida, recorrendo a outros materiais premium como o alumínio. Seja próximo ao mar a um ambiente mais citadino, podem ser habitadas todo o ano.
O pré-fabrico é feito em Alcácer do Sal, onde os fundadores preveem construir entre 5 a 10 casas por mês. No entanto, o valor pode triplicar à medida que aumentam a capacidade para edificar casas na unidade fabril, que está neste momento em fase final de projeto.
Além das casas modulares e de marca própria, a Odum disponibiliza ainda outras soluções, como tendas safari com casas de banho, mobile homes (sobre rodas) e estruturas personalizadas. O objetivo é sempre o mesmo: tirar o melhor partido da relação entre o interior e o exterior.
Carregue na galeria para ver imagens de algumas destas casas — por dentro e por fora.