A 25 de novembro, a histórica marca portuguesa de turcos de banho Torres Novas relançou-se. Nascida em 1845, a empresa faliu em 2011 e recebeu, em outubro de 2018, três novos pares de mãos para ajudar a reerguê-la. Agora, em plena pandemia de Covid-19, os responsáveis explicam que “nada pode impedir a vontade de criar e fazer crescer projetos orgulhosamente ‘made in Portugal’.”
Adolfo de Lima Mayer, de 82 anos, era o maior acionista e também “a alma da marca”. Nove anos depois da falência, viu o seu negócio a ser relançado pelo sobrinho-neto, Nuno Vasconcellos e Sá, de 30 anos, a sua mulher, Inês Vaz Pinto, de 28, e o amigo Miguel Castel-Branco, de 31.
Há dois anos, os três jovens começaram a ajudar Adolfo com a gestão dos seus negócios, uma vez que sempre se manteve ligado à área dos têxteis e à hotelaria. Depois de lhes confessar a vontade de relançar a Companhia de Torres Novas, os amigos “encantaram-se pela ideia”. Assim, decidiram ajudá-lo a “modernizar onde era preciso, mas mantendo sempre a promessa de qualidade, durabilidade e conforto”, conta Inês à NiT.
Inês Vaz Pinto revisitou o arquivo histórico da empresa e recuperou três linhas, todas elas desenvolvidas com algodão de alta qualidade e uma construção “irrepreensível”, que pretendem garantir conforto e durabilidade. São elas a linha Almonda, de 500 gramas por metro quadrado (à venda entre os 4,49€ e os 47,99€), criada em honra ao Rio Almonda, que atravessava a fábrica da Companhia de Torres Novas. Está disponível em quatro cores e tem uma barra recolhida em espinhado. Foi, revelam, durante muito tempo o modelo mais vendido. A esta junta-se a coleção Luxus (com preços dos 3,49€ aos 57,99€), com 550 gramas por metro quadrado, um aspeto clean e contemporâneo que se adequa “a qualquer casa de banho”. Por fim, com barras duplas recolhidas com pestanas, há as Elegance (entre os 5,99€ e os 69,99€), posicionadas no topo de gama da Torres Novas. Existem em 12 cores e pesam 650 gramas por metro quadrado.
As três linhas têm preços variados e contam com vários tamanhos de toalhas: lençóis, toalhas de rosto e toalhas de bidé. Podem ser compradas individualmente ou em conjuntos de duas peças (lençol e rosto) ou de três (lençol, rosto e bidé).
A complementar a oferta, há ainda uma linha de tapetes de casa de banho disponíveis em 12 cores, produzidos com algodão de alta qualidade, com uma gramagem de 775 gramas por metro quadrado e “confeção sólida e duradoura”. Estão disponíveis em 12 cores. Na linha Luxus, vai ainda encontrar os toalhetes para as casas de banho de visita ou para limpar a cara, em branco, bege ou preto (3,49€).
Com o renascimento da marca 175 anos depois da fundação, os responsáveis revelam que surge também um maior compromisso com o seu impacto social e ambiental. Por isso mesmo, todos os artigos são fabricados em algodão de alta qualidade, com uma fibra 100 por cento natural e biodegradável, não recorrendo a matérias-primas artificiais como o poliéster.
A Torres Novas aliou-se também à Comunidade Vida e Paz, entregando à instituição os artigos que resultam de excessos de produção ou que tenham pequenos defeitos e, desse modo, não possam ser vendidos em loja — ainda que estejam em “perfeitas condições para serem usados durante muitos anos”.
Inês Vaz Pinto conta que o seu marido, Nuno, mantém uma forte ligação emocional com a marca, que sempre fez parte da sua vida. “Ainda tem as tolhas Torres Novas que usou até sair de casa dos pais, umas Almonda azuis”. Agora, o grupo de jovens continua a trabalhar com Adolfo de Lima Mayer, que lhes tem passado os seus conhecimentos — “e que consegue carregar bem mais caixotes do que nós os três ‘sobrinhos’ juntos”.
Todas as linhas estão disponíveis para venda na loja online, mas também em vários espaços físicos de norte a sul do País. Pode consultar a lista completa no site.