Decoração

Auake: a marca portuguesa de cerâmica que quer tornar todas as refeições especiais

Todas as peças são feitas à mão seguindo um método artesanal, que torna cada uma única. Já estão à venda na loja online.
São todas feitas à mão.

Soraia Serrano, de 34 anos, passou mais de uma década a viajar à volta do mundo num estilo de vida nómada. Entre viver alguns anos no Médio Oriente e a passagem por tantos outros locais, cresceu uma vontade de subsistir de forma mais leve e com mais consciência.

Ao mesmo tempo, sempre gostou muito de cerâmicas e procurava-as em todas as suas viagens. “Na minha casa sempre tive peças interessantes”, conta em entrevista à NiT. E acrescenta: “Um dia passei umas horas num atelier de cerâmica em Lisboa e a atração foi instantânea.” Durante a pandemia, em dezembro de 2020, aprendeu finalmente a fazer as suas próprias peças.

Foi assim que decidiu lançar a Auake na passada sexta-feira, 16 de abril. Na loja online, vai encontrar propostas artesanais feitas a pensar no interior e no exterior da casa. “Vendemos peças decorativas para tornar todas as refeições especiais”, continua Soraia Serrano, que tem uma paixão por culinária multicultural e por servir boas refeições à mesa.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por AUAKE (@auake_)

Estudou Marketing na Universidade Lusófona e, com o tempo, o seu trabalho artístico surgiu como uma “necessidade de expressão”. “Desenvolvi uma abertura e respeito pelos materiais e processos, bem como a importância das competências artesanais”, continua.

Durante a pandemia, encontrou uma oportunidade para realizar os sonhos que, de outra forma, não teriam tido impulso. Apesar dos tempos adversos, diz que está feliz com esta aventura e rodeada de colaborações e de artistas com os quais se identifica. “Finalmente pude expressar a minha criatividade num negócio”, refere.

Todas as peças são feitas à mão seguindo um método artesanal, que torna cada uma única. Quem as comprar deve esperar pequenas irregularidades nas cores e no esmalte. Podem ir à máquina de levar e também ao micro-ondas, mas as lavagens à mão são recomendadas para proteger as suas características originas.

As cerâmicas da Auake estão todas à venda na loja online, com preços que variam entre os 20€ e os 150€. Por lá, há pratos, cinzeiros, taças, vasos e canecas. Carregue na galeria para conhecer algumas propostas desta marca portuguesa de cerâmicas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT