No número 114 da Rua Santos-O-Velho, em Lisboa, há uma nova florista com uma estética mais apurada que podia ter saído de um editorial da “Vogue”. A Centá abriu as portas ao público em outubro de 2020, mas precisou de readaptar rapidamente o negócio com a entrada do nosso País no segundo confinamento obrigatório, em janeiro de 2021.
A solução criativa passou por adicionar ao negócio um serviço de entregas. A especialidade deste espaço de cerca de 25 metros quadrados é a venda de flores e cocktails originais com aromas florais que, nas últimas semanas, passaram a chegar a casa dos clientes em garrafas de vidro personalizadas com os nomes das bebidas. Só precisa de as servir.
O projeto foi lançado por Viktor e Lera Komskii. Ele tem 34 e costumava ser cabeleireiro; ela tem 26 e começou a dedicar a sua vida às flores aos 19. Juntos, quiseram lançar um negócio completamente disruptivo para a indústria e juntar cocktails às flores, contam em entrevista à NiT, pareceu-lhes “a união perfeita”. No menu de cocktails há misturas que foram desenvolvidas pelo bartender e fundador de alguns dos seus bares favoritos em Moscovo, na Rússia, de onde são naturais.
Mudaram-se para Portugal em outubro de 2019 depois de uma viagem ao nosso País. Gostaram do tempo, do mar e da “atmosfera agradável” que lhes pareceu criar espaço e oportunidades para fazer algo completamente novo.
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“Durante a pandemia, as pessoas passam todo o seu tempo em casa e as flores ajudam a apreciar o espaço e criar conforto. Também pode enviar flores àqueles de quem gosta quando não tem a oportunidade de os ver por causa do confinamento”, conta a dupla à NiT sobre o serviço de entregas.
Uma breve espreitadela pela conta de Instagram da Centá mostra rapidamente a forte ligação dos criadores do projeto à moda. “Tudo nos veio intuitivamente, mas também colocámos significado no design do espaço. Baseámo-nos no nome: Centá é uma abreviação de centáurea. É maioritariamente roxa, como as nossas duas prateleiras e o candelabro que escolhemos com base no formato desta flor”, revelam.
Todos os bouquets da Centá são diferentes. Viktor e Lera tentam sempre encomendar cores novas e evitam repetir as criações: a ideia é que cada uma represente um indivíduo. Ao mesmo tempo, dizem que é quase impossível repeti-los porque as formulações são complexas e sempre criadas de acordo com a inspiração do momento.
“Os nossos clientes confiam em nós e adoram os bouquets. Normalmente dizem apenas o esquema de cores e que tipo de resultados gostam e, baseado nisso, criamos o seu bouquet”, continuam. Quanto aos cocktails, os visitantes escolhem o seu favorito entre uma seleção de sabores fortes, doces ou com aromas robustos.
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O favorito de Lera, por exemplo, é o de baunilha e ruibarbo, mas também gosta do de rosas e toranja ou do de lemongrass. Já Viktor diz que adora todos sem exceção. “Aconselhamos os clientes a experimentarem todos os cocktails antes de escolherem um favorito. Às vezes descobrem novos sabres favoritos. É uma experiência interessante”, acrescenta Lera.
Pode visitar a Centá e comprar flores por qualquer orçamento. No entanto, os bouquets custam, em média, a partir de 40€. É esse, aliás, o preço mínimo para pedir uma entrega ao domicílio. Todos os cocktails custam 11€ e as bebidas sem álcool, como a limonada, estão à venda por 7€. As entregas custam 5€ em Lisboa e entre 10€ e 15€ noutros pontos do País.
A ideia do espaço é que fique por lá a beber um copo enquanto espera que as flores estejam prontas. Em breve, os fundadores esperam voltar a poder receber os clientes de acordo com as diretrizes de segurança das autoridades. A esperança de Viktor e Lera está depositada num regresso em abril e, no futuro, esperam poder fazer o negócio crescer e expandir-se para um espaço maior.
A seguir, carregue na galeria para ver algumas imagens da Centá.