Decoração

De Bali para Lisboa, esta nova loja de decoração tem peças artesanais lindíssimas

A Uma Cantik foi fundada em 2019 para vender peças produzidas à mão entre a Indonésia, Marrocos e Portugal.
As peças são escolhidas a dedo por Marta e Bram, os fundadores.

O número 45 da Rua Azedo Gneco, a três quarteirões do Jardim da Parada, em Lisboa, tem uma nova loja de decoração preenchida com peças feitas à mão em Bali, na Indonésia, mas também entre Portugal e Marrocos.

Em 2019, a Uma Cantik abriu pela primeira vez as portas ao público em Carnaxide, mas o conceito mudou-se agora para uma nova loja com dois pisos distribuídos entre 100 metros quadrados no bairro de Campo de Ourique.

Quem lá entra não consegue deixar de reparar nos diferentes abajures em rotim pendurados no teto — estão entre os artigos mais populares da marca. Mas também há tábuas em madeira e cestos de diferentes tamanhos e feitios, além de variados artigos de decoração nas paredes.

Entre os dois pisos, estão instalados móveis e cadeiras em tons naturais, cerâmicas variadas, estatuetas em pedra, acessórios de mesa e vasos em terracota, entre outros. A grande maioria das propostas à venda na Uma Cantik é confecionada artesanalmente por cooperativas familiares e produtores locais, recorrendo a materiais naturais e sustentáveis.

Marta Vieira, de 29 anos, e Bram Vingerling, de 34 anos, são o casal maravilha que lançou este projeto. A portuguesa licenciou-se em Gestão pela Nova SBE, foi para Timor fazer voluntariado e acabou por ficar por lá a trabalhar quando conheceu o holandês, licenciado em direitos humanos pela Leiden University (Holanda) e que trabalhava para o governo timorense nessa área.

uma cantik
À direita, o casal de fundadores, Marta Vieira e Bram Vingerling.

Em 2016 começaram a namorar e a visitar Bali juntos nas várias escalas que faziam a caminho de outros destinos. “Há poucos voos diretos para Timor, por isso fazíamos sempre escala na Indonésia”, explica Marta Vieira à NiT. “Acabámos por ficar apaixonados pelos restaurantes, pelo estilo de vida e pela decoração. Queria sempre trazer tudo para casa.”

Lembrou-se de começar a vender estas peças em Portugal e convencer Bram não foi uma tarefa difícil. No início de 2019, o casal fez as malas e partiram dois meses e meio para Bali sem nada de concreto em mente, mas com muita vontade de começar um negócio próprio. “Fizemos muitos quilómetros de mota à procura de fornecedores locais”, revela a portuguesa.

Agora, a Uma Cantik divide-se entre uma loja online e este novo espaço em Campo de Ourique. Além da decoração, a loja tem um canto de flores secas, com ramos feitos com flores avulso, cheias de cor. 

“Uma” significa casa em tétum (a língua timorense) e “Cantik” significa bonita em indonésio. Nesta “casa bonita” que o casal fundou, há preços para todas as carteiras, desde individuais para os copos por 7,50€ a peças de mobiliário que ultrapassam várias centenas de euros. A partir da loja online, onde pode conhecer todo o catálogo, são feitos envios para toda a Europa.

Carregue na galeria para ficar a conhecer melhor esta nova loja de decoração.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Azedo Gneco, N.º 45A
    1350-032 Lisboa
  • HORÁRIO
  • De terça-feira a sábado, das: 10:00
  • às: 14:00
  • e das : 15:00
  • às: 19:00

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT