Decoração

Este laboratório tem quadros lindos (e acessíveis) pintados por uma portuguesa

Durante o confinamento, Francisca transformou uma ocupação dos tempos livres num projeto artístico que funciona através do Instagram.
Francisca gosta de criar texturas com areia.

Quadros em acrílico, com texturas e tons maioritariamente pastel que recriam as formas da natureza, desde as ondas do mar ao declive de uma rocha. São pinturas para decorar as paredes da sala, da casa de jantar, do quarto, criadas à mão por Francisca Ramires Ramos.

Em abril deste ano, a portuguesa de 30 anos criou a página de Instagram Francisca.ArtLab para mostrar e vender o que desenha nos tempos livres. Tudo começou como um hobbie durante a pandemia, quando decidiu aproveitar o confinamento para explorar o seu lado mais criativo.

“Comprei alguns materiais e comecei a ir para o atelier da minha mãe sempre que podia”, começa por contar à NiT. “Venho de uma família muito criativa, em que a arte sempre fez parte das brincadeiras. Não tenho formação em pintura, por isso vou explorando novas técnicas, descobrindo as minhas próprias e experimentando novos materiais”, afirma.

Os amigos e família incentivaram-na a partilhar as suas criações nas redes sociais, para que mais pessoas pudessem conhecê-las. “Ao início não tinha qualquer intenção de partilhar o que fazia para descomprimir.  Quando começo a pintar um quadro parto sem qualquer intenção e não sei bem o que vai sair dali — e é isso mesmo que me dá mais gozo.”

O nome da página, Francisca.ArtLab descreve literalmente o que podemos encontrar por lá. O projeto funciona como uma espécie de laboratório onde vai experimentando diferentes materiais e técnicas. “Não uso sempre a mesma. Faço um pouco o que me dá vontade.” 

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Art (@francisca.artlab)

Um dos elementos que mais se destaca nos seus quadros é a utilização de texturas, que resultam em peças tridimensionais, com vários tons misturados. “Todos os quadros são diferentes”, acrescenta.

Francisca fez o secundário na área de Artes Visuais e começou o curso de arquitetura na Faculdade de Arquitetura de Lisboa mas acabou por não o terminar. Licenciou-se em Gestão Hoteleira na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Agora, trabalha em regime de full-time na Farfetch e reserva o tempo livre para pintar.

A praia, as conchas, a areia, os penhascos da costa portuguesa, os pores-do-sol, os azuis do céu e do mar e a rebentação das ondas são alguns dos elementos da natureza em que se inspira.

Para fazer uma encomenda basta enviar uma mensagem privada a Francisca através da sua página Instagram  e onde vai encontrar muitos quadros à venda, em molduras com várias dimensões (60 por 60 centímetros, 40 por 60 centímetros ou 80 por 100 centímetros).

Os tons naturais são variados, bem como os preços. “Dependem da dimensão do quadro, dos materiais utilizados e de alguns outros fatores.” Os desenhos da coleção “7 Cores”, por exemplo, em molduras de 21 por 30 centímetros e com cores base principais, custam por 30€.

Carregue na galeria para conhecer melhor algumas das pinturas do Francisca.ArtLab.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT