Decoração

Esta portuguesa leva o Natal a casa de quem não tem tempo para fazer decorações

Catarina Alves reúne-se por videochamada com os clientes, compra tudo o que é necessário e torna qualquer espaço num sítio de festa.
A arquiteta tem 33 anos.

As decorações de Natal são bonitas, trazem-nos memórias felizes e este ano, mais do que nunca, ajudam-nos a entrar num espírito festivo que parece ter ficado para segundo plano. Os passeios para ver as luzes nas ruas tornaram-se menos seguros no contexto atual de pandemia e as nossas casas carregam, agora, um peso ainda maior.

No entanto, há um problema bastante comum nos lares de muitos portugueses: nem sempre há tempo para dedicar várias horas a tratar das decorações de Natal, montar a árvore, pendurar coroas de flores na porta ou meias na chaminé. Foi a pensar nisso que a arquiteta portuguesa Catarina Alves, de 33 anos, lançou o seu novo projeto.

Chama-se Cate e nasceu com o objetivo de criar, projetar e decorar a casa de todos aqueles que gostam da época natalícia mas não a conseguem organizar. Entre trabalho, casa, filhos, família e amigos, o tempo que sobra é pouco e muita gente perde-se no meio de tantas opções disponíveis no mercado.

“A decoração e o conforto de um espaço influenciam diretamente o nosso bem-estar. Particularmente no Natal, todos gostamos de ver ruas, vilas e cidades decoradas e alusivas a esta época do ano. No entanto, quando chega a altura de decorar as nossas casas, muitas vezes não temos o tempo ou a inspiração de que necessitamos para o fazer”, conta a criadora à NiT.

Todo o processo é fácil. Em apenas quatro passos, pode ter a casa decorada para o Natal tal como a idealizou. Primeiro, é feita uma reunião virtual com a decoradora para perceber exatamente o que pretende; depois, começa a ser realizada uma preparação e organização do mood board para o espaço. Por fim, faz-se uma lista completa dos artigos que vão ser comprados e a colocação dos mesmos. Este processo custa 350€.

No entanto, quem quer um serviço personalizado sem precisar de se preocupar com nada pode escolher a opção de serviço “chave na mão” a partir de 950€ e deixar tudo com a responsável, que também faz a decoração da mesa de Natal.

Catarina Alves fez um mestrado em Arquitetura na Universidade Lusíada de Lisboa e, posteriormente, concluiu um mestrado em Ciência Política no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. A Cate começou a ser idealizada em 2017, mas só passou da teoria à prática em 2020.

Entre os trabalhos com que já conta no currículo, Catarina desenvolveu projetos n’A Casa da Quinta, a Casa da Praia e a Casa do Penedo (que ainda está em construção). “Vivemos um ano atípico, um ano em que a maior parte de nós ficou em casa, mais tempo do que em qualquer outra altura, e esta passou a ser também escola, recreio, escritório, sala de reuniões, ginásio, por isso, mais do que nunca entendemos ser o momento de valorizar o espaço que habituamos e prepará-lo para o Natal”, acrescenta.

Agora, dedicada ao novo projeto, conta que cada serviço vai demorar consoante a dimensão. Para entrar em contacto com a arquiteta, pode encontrá-la através da conta oficial de Instagram ou no site oficial.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT