Decoração

Esta marca portuguesa vende cerâmicas únicas, produzidas à mão num pequeno atelier

As linhas minimalistas das peças transmitem serenidade e são inspiradas nas viagens da autora pela Ásia.
Está tudo à venda online.

Foi durante os estudos que Maria de Almeida e Paiva, de 24 anos, descobriu a sua paixão pela cerâmica. Em setembro de 2021, a jovem de Carcavelos lançou a Nu Cerâmica para desenhar e produzir canecas, chávenas de café e taças com um design único. Todas as peças são feitas à mão no seu pequeno atelier em São Domingos de Rana, no concelho de Cascais.

Tudo o que faz é produzido de forma responsável e consciente. “Como uma ceramista apaixonada, desenho e produzo peças únicas e inspiradoras para a casa, através de um processo de moldes 100 por cento artesanais e da técnica de ‘slip casting’, com um delicado acabamento manual.” As quantidades são controladas, o que permite assegurar a qualidade e personalidade das propostas da marca.

O nome do projeto, “nu”, pretende evocar os valores que representa. “Algo despido, simples, natural, verdadeiro e exposto — exatamente como acho que a vida deve ser vivida”, acrescenta a fundadora. 

“Impulsionada pela minha experiência na área do design, cada coleção nasce de um processo completo e criativo. Começo por desenhar as peças no papel para sentir as formas e os volumes e para ter uma ideia das proporções que quero alcançar”, descreve.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por nu cerâmica (@nu.ceramica)

De seguida, desenha digitalmente todas as peças — o que lhe dá a possibilidade de ajustar formas e dimensões para as criar em barro. “Apesar de criar as peças a partir dos meus próprios moldes, costumo usar a roda de oleiro para fazer os protótipos, dando vida aos meus desenhos e informando rapidamente o resultado final”, explica. 

Como tudo é feito individualmente e à mão, cada peça apresenta pequenas variações na aparência, o que as torna únicas e especiais. “Trabalhar o barro é uma atividade bastante repetitiva e demorada, e é aí que encontro uma sensação de espaço e calma que espero transmitir às peças que crio e aos valores que a Nu Cerâmica representa”, revela a ceramista. 

Há poesia na processo, especialmente no desfecho. “No final de contas, sou as minhas memórias, os sítios para onde já viajei, as pessoas que já conheci, os momentos por que passei. Sou uma coleção de saudades. E as minhas peças, também. São tudo o que eu sou e tudo aquilo que quero ser.”

Maria de Almeida e Paiva licenciou-se em design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e participou num programa de intercâmbio na Faculdade de Engenharia de Design Industrial da Universidade Técnica de Delft, nos Países Baixos. Mais tarde, fez as malas e partiu sozinha numa aventura pela Ásia. Lá, foi professora e mentora voluntária na província de Campong Cham, no Camboja. Quando essa experiência chegou ao fim, voltou a viajar, desta vez para Milão, em Itália, onde trabalhou no estúdio de design dos artistas Isao Hosoe e Lorenzo de Bartolomeis.

De volta a Portugal, depois de tantas viagens, concluiu um curso de design aplicado à cerâmica nas Caldas da Rainha e decidiu que estava na altura de aprofundar o antigo amor à cerâmica e de o transformar num pequeno negócio. A Nu Cerâmica tem o apoio da Câmara Municipal de Cascais, através do programa de Bolsas de Promoção de Talento da Cascais Jovem. As peças estão à venda na loja online, com preços entre os 6€ (no caso de um prato XS) e os 170€ (para um conjunto de chá). Para se manter as par das novas criações de Maria, pode seguir a página de Instagram do projeto.

Carregue na galeria para conhecer algumas propostas da Nu Cerâmica.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT