Decoração

Este truque ajuda a escolher a melhor vela para a sua casa — e a fazê-la durar mais

Pode parecer um gesto insignificante, mas faz toda a diferença, principalmente agora que não podemos sair.
Criam uma atmosfera maravilhosa.

Voltar ao fim de um cansativo dia de trabalho ou abrir a porta de casa depois de uns dias fora — quando podíamos — e sentir aquele aroma tão característico é uma das sensações mais reconfortantes. Automaticamente aquele aroma diz-nos que estamos em casa, que podemos relaxar e esquecer os problemas. Por isso é que a sua escolha é tão importante.

Sim, há uma grande ligação entre o olfato e as emoções e sentimentos. Dizem os especialistas que a primeira vez que sentimos um novo cheiro acabamos por associá-lo a determinada sensação ou momento. Por esse motivo, quando colocamos um aroma em casa ou numa divisão, se ele for novo vai ajudar-nos a construir novas memórias, enquanto que se for um que já conhecemos vai invocar essas recordações.

Numa altura em que passamos mais tempo em casa, não só a disfrutamos mais como queremos que nos transmita algumas sensações — como a calma necessária em dias stressantes ou o conforto de um bolo acabado de fazer. Por isso mesmo, muitos dedicaram-se a escolher novos aromas para o lar. Podem ser difusores, os tradicionais ambientadores, flores, incenso ou velas, é preciso é saber o que escolher.

Se por um lado está a crescer o número de adeptos de perfumar as casas, também está a tornar-se cada vez mais um mercado em que entram marcas de luxo e se aposta em aromas bastante complexos, o que nem sempre é o ideal. Segundo a diretora da marca Le Secret du Marais, Marta Tamayo, citada pela “Vanity Fair”, todas as casas têm o seu aroma próprio, mas podemos escolher que aroma dar a cada divisão conforme a sua especificidade ou o momento.

Na cozinha, por exemplo, devemos optar por aromas mais frescos e cítricos, enquanto no quarto a escolha deve cair para algo mais relaxante. A sala, por sua vez, é um local mais dinâmico e onde podem conviver aromas amadeirados, florais ou até baunilhados.

Falando das velas, uma das formas mais usadas para perfumar as casas e também das que mais perduram, é importante conhecer alguns truques para fazer com que durem mais, o aroma também dure no ar e não façam demasiado fumo a acender ou apagar. Neste campo, o truque é simples: basta cortar um pouco do pavio no primeiro uso para que fique apenas com cerca de cinco milímetros de comprimento, isso evita o fumo.

Para fazer com que tanto a vela como o aroma durem mais, é importante deixar que toda a superfície derreta antes de apagá-la e não deixá-la acesa mais do que duas a três horas. É o suficiente para perfumar o espaço sem gastar demasiado a cera. Para evitar salpicos na hora de apagar, sopre ligeiramente e depois tape logo a vela, vai conservar-se mais tempo e também evitar o fumo.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT